Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(12/12/2016) HGG mobiliza colaboradores para gestão dos Protocolos Clínicos e Cirúrgicos

Distribuição dos protocolos atualizados impressos aconteceu nesta quinta-feira, 8 de dezembro, em todos os postos de enfermagem do Hospital Alberto Rassi – HGG

Como unidade acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital Alberto Rassi – HGG deve garantir a segurança da assistência aos pacientes e oferecer um tratamento eficiente e com alto padrão de qualidade. Pensando nisso, passou a gerenciar os principais Protocolos Clínicos e Cirúrgicos elaborados pela equipe médica e multiprofissional. Nesta quinta-feira, 8 de novembro, foram entregues em todos os setores assistenciais do HGG, os protocolos atualizados impressos, que ficarão disponíveis para consulta de todos profissionais. Eles também podem ser consultados na pasta de compartilhamento de arquivos, na rede do hospital.

De acordo com a gerente do Núcleo de Educação Continuada do HGG, Fabrícia Cândida, os protocolos são baseados em evidências, e foram construídos de forma objetiva e prática para serem adotados no dia-a-dia dos atendimentos. “O nosso intuito é monitorar os indicadores de qualidade de forma frequente. Elegemos quatro protocolos, considerando o perfil epidemiológico da unidade e os critérios de prevalência, gravidade e custo. Com isso, esperamos facilitar a disseminação de boas práticas em todo o hospital, e garantir a segurança do nosso paciente”.

Os primeiros protocolos a serem gerenciados referem-se à Sepse, Cirurgia Bariátrica, Artroplastia Total do Quadril e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). “Estamos fazendo essa mobilização em todo o hospital para que os profissionais se conscientizem para o correto preenchimento do prontuário, registrando todas as condutas e procedimentos adotados na assistência ao paciente. Assim conseguimos gerenciar, monitorar e controlar os indicadores de qualidade assistencial, que são definidos nos nossos protocolos”, ressaltou a gerente do Núcleo de Educação Continuada.

Sepse
Com a atualização do Protocolo de Sepse, foram traçadas algumas estratégias para melhoria de adesão aos indicadores. A partir de agora, o hospital está disponibilizando os Kits Sepse, que ficarão disponíveis em todos os postos de enfermagem. “O principal fator para combate da sepse, é o tempo. É preciso detectar de forma rápida que o paciente está entrando em sepse e choque séptico. Para agilizar esse primeiro atendimento, o hospital está disponibilizando uma caixa com antibióticos, soro, entre outros itens que vão auxiliar no tratamento do paciente”, explicou Fabrícia.

A supervisora de enfermagem da Clínica Médica, Maria José Alves de Oliveira enxerga as novidades como um avanço. “Quando o profissional detecta que o paciente está entrando em sepse, é preciso descer até a farmácia para buscar o medicamento. Algumas vezes não temos alguém disponível no momento para fazer esse trajeto, o que pode atrasar o atendimento. Agora será imediato. Assim que o médico prescrever a medicação, já abrimos o kit e tomamos as providências. Os protocolos clínicos impressos também vão auxiliar na agilidade do atendimento, porque às vezes os médicos ficam em dúvidas em qual conduta adotar, agora teremos as orientações impressas, de fácil manuseio”, relatou.


Confira os profissionais que elaboraram e atualizaram os protocolos do HGG:

Protocolo de Sepse
Elaborado por: Priscilla Sawada
Aprovado por Andréa Inês Spadeto Aires; Marco Antônio Mendes Castilho Junior e Marcelo Fouad Rabahi
Revisado por: Durval Ferreira Fonseca Pedroso

Protocolo de Exacerbação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Elaborado por: Elina Pires Oliveira Marques
Aprovado por: Teresinha Teixeira de Sousa
Revisado por: Elina Pires Oliveira Marques

Protocolo de Cirurgia Bariátrica
Elaborado por: Leonardo Porto Sebba
Aprovado por: Rafael Gouveia Nakamura

Protocolo de Artroplastia Total do Quadril
Elaborado por: Leandro Alves de Oliveira
Aprovado por: Rafael Gouveia Nakamura


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700