Goiânia, 22 de agosto de 2017    




Notícias

(13/12/2016) Dia do Fonoaudiólogo é lembrado no HGG com palestra sobre disfagia

Nesta sexta-feira, 9 de dezembro, a fonoaudióloga na unidade, Mariela Vidal abordou sobre o assunto com usuários que aguardavam por consulta no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA)

Nesta sexta-feira, 9 de dezembro, data em que é comemorada o Dia do Fonoaudiólogo, o Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu uma palestra no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) para os usuários que aguardavam por consulta. A fonoaudióloga da unidade, Mariela Vidal, abordou sobre sintomas e tratamentos da disfagia, que é caracterizada por uma dificuldade ou por uma incapacidade de engolir. O intuito foi esclarecer e orientar a população sobre o problema. O público também recebeu panfletos informativos.

A disfagia pode afetar o indivíduo desde a infância até a terceira idade. Ela pode ser manifestada, de acordo com Mariela, por emagrecimento, desidratação, engasgos, tosses frequentes, entre outros. “O fonoaudiólogo, juntamente com uma equipe multiprofissional, trata a disfagia e faz o diagnóstico. A pessoa sente dificuldade em várias fases da alimentação, desde o início até o final da deglutição. O líquido é a consistência que apresenta maior dificuldade, porém a consistência sólida também pode levar aos engasgos.”.

Antônio Silva estava na unidade para consulta com a equipe de cardiologia do hospital. Após a palestra, o aposentado relatou que sempre quando almoça ou janta, se sente engasgado, e passa o resto do dia tossindo. “Algumas pessoas, após a alimentação, tem a sensação de alimento parado dentro da boca. O ideal é consultar um gastroenterologista”, explicou Mariela.

Homenagem

A Câmara Municipal de Goiânia promoveu na sexta-feira, dia 9 de dezembro, sessão solene em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo, uma iniciativa da vereadora Dra. Cristina Lopes. A fonoaudióloga do Hospital Alberto Rassi – HGG, Cristiane de Cássia Caldas, além de profissionais de outras unidades de saúde foram homenageados e receberam os diplomas de honra ao mérito por exercerem papel fundamental na recuperação de pacientes.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700