Goiânia, 28 de julho de 2017    




Notícias

(15/12/2016) Jornalistas interagem com pacientes na 4ª edição do Comunicadores da Alegria

Nesta quinta-feira, 15 de dezembro, no Hospital Alberto Rassi – HGG, jornalistas da imprensa goiana conheceram a realidade da unidade e levaram alegria para os pacientes e familiares

Muita alegria, música e emoção marcaram a manhã dos pacientes do Hospital Alberto Rassi – HGG. A quarta edição do projeto Comunicadores da Alegria aconteceu nesta quinta-feira, 15 de dezembro e reuniu vários jornalistas de rádio, TV e impresso do Estado. O objetivo foi apresentar a realidade do Sistema Único Saúde (SUS) para os formadores de opinião. Os corredores que costumam ser silenciosos foram invadidos por esta turma disposta a fazer o bem. Acompanhados por palhaços do Circo Laheto e pelo músico William José, o grupo percorreu as enfermarias e o Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade.

O projeto idealizado pela Secretaria Estadual de Saúde é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora do HGG, desde 2013. Pela primeira vez a repórter da TV Record, Mariane Ferreira, participou da atividade e interagiu com os pacientes internados e seus familiares. “Foi uma experiência muito positiva. Temos de aprender a viver e aproveitar o hoje. E quando temos a oportunidade de viver o que vivemos aqui, a gente entende que estamos no caminho certo. Se entendermos isso, vamos sempre querer fazer o melhor”.

Colunista do Diário da Manhã, Ulisses Aesse trocou o visual “rock”, por um jaleco branco, nariz e maquiagem de palhaço. O jornalista já participou de outras edições do Comunicadores da Alegria e aprova a iniciativa do hospital. “É muito interessante porque humaniza o tratamento dos pacientes que estão passando por uma dificuldade momentânea, por algum problema de saúde. Essa experiência tanto para nós quanto para os pacientes faz com que nós percebamos uma nova perspectiva, que a vida é o fator mais importante que nós temos, e é preciso dar valor”.

Cacau Mila é apresentadora de programas da Rádio Interativa FM, além de cantora, escritora e atriz. Ela já esteve no hospital participando do Sarau do HGG, e elogiou os projetos de humanização promovidos para os pacientes. “Senti uma montanha russa de emoções. Pudemos extravasar e percebemos a sensação das pessoas quando chegávamos às enfermarias, foi muito forte ver o quanto essa atitude faz a diferença. A minha experiência mais marcante foi com um paciente que conversei bastante e depois descobri que ele estava em cuidados paliativos. A gente fica refletindo sobre a importância e brevidade da vida”.

O pequeno Rubens Rayan Menezes tem 12 anos e vai passar por uma cirurgia de hérnia na próxima semana. Ele recebeu das mãos do jornalista Jerônimo Venâncio, uma bola de presente de Natal e ficou bastante feliz. “Eu adorei. Achei legal, os palhaços e o presente”, declarou. Jerônimo interagiu bastante em cada enfermaria que visitou. “É uma oportunidade que a gente tem para se doar um pouco para as pessoas. Encontrei uma paciente que estava com um curativo na cabeça, conversei com ela e abracei a mãe dela. Então a mãe dela disse que estava precisando muito daquele gesto. Ganhei o dia”, declarou o editor da Tv Brasil Central.

Participaram do projeto os comunicadores: Alex Atanásio (PUC TV), Caroline Mendonça (Diário da Manhã), Daniela Martins (Tribuna do Planalto), Fausi Humberto (Diário da Manhã), Galtiery Rodrigues (O Popular), Júnior Bueno (O Hoje), Jerônimo Venâncio (TBC), Márcia Alves (Rádio Paz), Mariane Ferreira (Tv Record), Melany Bessa (TV Serra Dourada), Nathália Lima (CBN), Petras David (Rádio 730), Ronaldo Coelho (Tribuna do Planalto), Ulisses Aesse (Diário da Manhã), Yago Sales (Tribuna do Planalto), Yuri Lopes (A Redação), além dos assessores de comunicação Cássio Neves (Fecomércio) e Eva Taucci (Agetop).

Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700