Goiânia, 30 de maio de 2017    




Notícias

(16/12/2016) Farmacovigilância alerta para importância de notificações

Nesta terça-feira, 13 de dezembro, os colaboradores receberam panfletos e orientações sobre como o evento adverso deve ser comunicado, e quais os itens devem ser notificados

A subcomissão de Farmacovigilância do Hospital Alberto Rassi – HGG, em parceria com o Núcleo de Educação Continuada iniciou nesta terça-feira, 13 de novembro, uma campanha para conscientizar os colaboradores da unidade sobre a importância de notificações de eventos adversos. Inserida na Comissão de Gerenciamentos de Riscos, esta subcomissão atua elaborando estratégias para prevenção de reincidência de eventos adversos com medicamentos, no intuito de garantir que os benefícios relacionados ao uso desses produtos sejam maiores que os riscos por eles causados.

De acordo com o responsável pela subcomissão, Renato Rocha Martins, a notificação pode ser comunicada pelo paciente ou acompanhante, porém são mais comuns as notificações voluntárias feitas por profissionais de saúde. “No HGG, o colaborador deve preencher o formulário básico que está disponível na área de trabalho de todos os computadores da instituição, e devem informar a identificação do paciente e do notificador, o medicamento suspeito, natureza, localização, características e gravidade dos sintomas da reação adversa suspeita, início e tempo de duração da reação, entre outros fatores de risco”, explicou.

Nesta terça-feira, 13, os colaboradores receberam panfletos informativos e orientações sobre o assunto. “O intuito é ressaltar que todos os profissionais devem notificar, principalmente os que estão na ponta da assistência e lidam diariamente com o paciente. Destacamos que as notificações dos eventos adversos não têm caráter punitivo. Muitas vezes os profissionais de saúde deixam de reportar um erro verificado na própria prática com medo de sofrer retaliações, e na verdade buscamos identificar esses riscos para promover ações para reduzir eventuais danos”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700