Goiânia, 17 de dezembro de 2017    




Notícias

(22/12/2016) HGG promove capacitação para atendimento aos pacientes transexuais e travestis

Oficina ministrada pelo psicólogo Marcos Antonio Ribeiro Moraes aconteceu nos dias 19 e 20 de dezembro, na Sala de Reuniões do Hospital Alberto Rassi – HGG

O Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu nos dias 19 e 20 de dezembro uma Oficina de Capacitação destinada aos colaboradores da unidade que irão atuar no atendimento aos pacientes transexuais e travestis. Participaram do treinamento os profissionais das especialidades de Terapia Ocupacional, Serviço Social e Psicologia. Coordenada pelo psicólogo, Marcos Antônio Ribeiro Morais, a Oficina abordou sobre a importância do atendimento com qualidade, garantindo a estes pacientes o acesso à saúde integral, conforme os princípios do SUS.

De acordo com o psicólogo, Marcos Antônio Ribeiro Morais, durante a Oficina os profissionais assistiram aos depoimentos de pessoas transexuais e travestis, e tiraram as dúvidas referentes ao tema. “Exibimos um vídeo com testemunhos de pessoas transexuais, e buscamos compreender qual é o nível de entendimento e empatia destes profissionais que vão atuar na assistência. Foi um momento para sanar as dúvidas que esses colaboradores tinham em relação ao tema transexualidade”.

A terapeuta ocupacional Michele Vaz aprovou a capacitação. “Sempre tive muitas dúvidas sobre esse assunto, como por exemplo, quando existe indicação de cirurgia de mudança de sexo, se o órgão não incomoda, porém o mais importante foi a questão da empatia. Eles não escolheram estar naquele corpo, é como se fosse a alma de uma pessoa no corpo de outra. É um sofrimento de uma vida inteira. O HGG vai ganhar muito com essa inclusão porque vai humanizar essas pessoas que são tão criminalizadas e marginalizadas pela sociedade. Eles são seres humanos que precisam de respeito!”, declarou.

Protocolo de intenções

No dia 28 de janeiro de 2016, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Alberto Rassi – HGG e o Movimento Social Organizado LGBT assinaram o protocolo de intenções para o atendimento médico e multiprofissional aos transexuais, a exemplo do que já ocorre no Hospital das Clínicas (HC-UFG). A solenidade marcou o Dia da Visibilidade Trans e ofereceu um workshop sobre o processo transexualizador para profissionais de saúde.

Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Aldair Novato Silva, ginecologista, declarou seu apoio ao programa do HGG. “A cirurgia de mudança de sexo em si é a ponta do iceberg e a base é o atendimento ambulatorial, com a urologia, proctologia, endocrinologista, ginecologia e outras especialidades. Fico muito surpreso ao ver a quantidade de profissionais aqui no HGG que estão envolvidos neste projeto”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700