Goiânia, 20 de setembro de 2017    




Notícias

(03/01/2017) HGG comemora revitalização da Praça Abrão Rassi

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira, 29 de dezembro e contou com a presença de familiares de Abrão Rassi, secretários da Prefeitura de Goiânia, conselheiros do Idtech, além de colaboradores do Hospital Alberto Rassi e comunidade

Nesta quinta-feira, 29 de dezembro, foi inaugurada a revitalização e as adaptações para acessibilidade da Praça Abrão Rassi, situada em frente ao Hospital Alberto Rassi – HGG. As obras foram executadas pela Prefeitura Municipal de Goiânia, através da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), e custeadas pelo Governo de Goiás, por meio do contrato com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), responsável pela gestão da unidade hospitalar.

O saxofonista Marcos Morgado e a harpista Aline Araújo se apresentaram na abertura da solenidade. O descerramento da placa que leva o nome da praça foi acompanhado por familiares de Abrão Rassi, secretários da Prefeitura de Goiânia, conselheiros do Idtech, além de colaboradores do HGG e comunidade. O padre Rafael Magul ressaltou que Abrão Rassi foi pioneiro na medicina goiana e merece ser lembrado. “Abrão Rassi é parte da história da cidade de Goiânia e revitalizar esta praça é lembrar de todo esse legado”.

Magda Moura Rassi é neta de Abrão Rassi, e filha de Luis Rassi, um dos fundadores do HGG, que faleceu recentemente. De acordo com a musicista e filósofa, a família ficou muito feliz com a homenagem. “Lamentamos apenas de papai não estar mais aqui, porque ele estava muito feliz, vibrando com tudo isso. É uma homenagem muito bonita, uma iniciativa maravilhosa, que nos tocou muito, agradecemos ao Idtech, Prefeitura, Comurg, HGG e o Estado. Isso para nós é um resgate da nossa história, na pessoa do meu avô. Nós estamos aqui para prestigiar, receber a homenagem e agradecer muito”, declarou.

Entre os familiares da família Rassi que participaram da solenidade estão Lígia Moura Rassi (neta de Abrão e filha de Luis Rassi); Solange Rassi (neta de Abrão), Salvador Rassi (neto de Abrão e irmão de Solange); Tereza Maria Rassi (neta de Abrão) acompanhada do esposo Zair Neiva; Júlia Rassi (bisneta de Abrão), José Alvarenga (avô de Júlia, casado com Sônia Rassi, que é neta de Abrão Rassi). Também prestigiaram o evento, o presidente do Sindipitdog, Ademildo Godoy, o controlador geral do município, Rafael Salles, o secretário municipal de infraestrutura, Washington Ramalho, e os conselheiros do Idtech, Benjamin Bese Júnior e Rosana Carvalho.

Projeto

O projeto arquitetônico da praça é de autoria da arquiteta e urbanista Sheila da Silveira e atende às normas de acessibilidade e sinalização tátil do piso definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O espaço conta com maior área de convivência, com pergolado e suporte de bicicletas com dez vagas. As lanchonetes, que já atuavam na praça, foram relocadas para uma área dedicada exclusivamente à alimentação e estão com novas instalações, dispondo também de banheiros.

Representando o prefeito Paulo Garcia, o presidente da Comurg, Edilberto de Castro explicou que o projeto contemplou uma maior área de convivência para a comunidade e frequentadores do hospital. “Nós reconstruímos a praça com os melhores materiais, colocamos novos bancos, novas lixeiras, colocamos pista com acessibilidade, melhoramos e aumentamos as vagas de estacionamento. A praça ficou muito bonita, e nós agradecemos a parceria do Idtech”.

Saúde na Praça

Entre os destaques da nova Praça Abrão Rassi está o espaço para eventos de promoção da Saúde. O HGG promoverá ações mensais para a comunidade, com orientações sobre prevenção de doenças. “A praça será um grande espaço de convivência do público do hospital e toda a população goianiense, e contará com um espaço especial para eventos de saúde. O projeto Saúde na Praça vai promover ações de prevenção e serviços gratuitos para a população, com edições mensais. Serão eventos temáticos que envolverão toda equipe multidisciplinar do HGG, incluindo seus residentes e estagiários. Aqui no HGG todos são tratados de forma humana, e esse é um dos pilares do nosso hospital. Nada melhor do que estender esse tratamento para o restante da comunidade”, explicou Marcelo Rabahi, coordenador de ensino e pesquisa do Idtech.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700