Goiânia, 23 de junho de 2017    




Notícias

(12/01/2017) Manual do Paciente começa a ser distribuído no HGG

Pacientes internados receberão o guia prático que esclarece dúvidas sobre horário de trocas de acompanhantes, visitas, alimentação, medicamentos, entre outros

Com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas sobre o período de internação, o Hospital Alberto Rassi – HGG começou a distribuir o Manual do Paciente. Idealizado pela Assessoria de Comunicação Social, o guia prático é uma iniciativa inédita que envolveu todos os departamentos da unidade. Com formato de gibi, ele é todo ilustrado e contém informações que vão orientar os pacientes e acompanhantes durante o período de internação.

De acordo com a diretora de Serviços Multidisciplinares, Rogéria Cassiano, o Manual faz parte da Política de Comunicação Institucional do hospital, que tem como um dos princípios a comunicação efetiva entre os profissionais e os usuários, além de ser um mecanismo importante para a redução na ocorrência de erros e aumento da segurança do paciente. “O intuito foi criar um mecanismo para colocar o paciente no centro do cuidado, promovendo o seu interesse, a sua motivação e a sua satisfação com a assistência prestada, possibilitando que ele e seus familiares sejam agentes ativos na busca de sua segurança”, explicou.

O manual possibilita que cada profissional esclareça as dúvidas relacionadas à sua assistência e ao mesmo tempo, estabeleça planos que deverão ser trabalhados ao longo do período de internação. “Além de informar sobre os procedimentos básicos que devem ser seguidos pelos usuários e por toda a equipe de profissionais, ele traz no seu final, uma parte na qual os pacientes e acompanhantes podem registrar os seus questionamentos sobre seu quadro de saúde, as suas metas, seu tratamento, dúvidas sobre a alta hospitalar, e trocar informações com todos os profissionais que o assistem”, explicou.

A nova ferramenta de comunicação traz informações como regras para pacientes e acompanhantes, uso do enxoval, alimentação, medicamentos, separação de lixo, horário de visitas, projetos de humanização, entre outros. “Também criamos um tópico exclusivo destinado a conscientizar o público sobre a importância da doação de sangue. O intuito é que os familiares dos pacientes assistidos encaminhem possíveis doadores de sangue ao Hemocentro de Goiás (Hemogo) para reposição de hemocomponentes utilizados no hospital”, explicou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700