Goiânia, 26 de abril de 2017    




Notícias

(08/03/2017) Diretor clínico do HGG ocupará cadeira de honraria na Academia Goiana de Medicina

Cadeira de nº 27 foi fundada por pioneiro da medicina. Solenidade acontece nesta quarta-feira, às 20 horas, no auditório do Cremego

O diretor clínico do Hospital Alberto Rassi-HGG e renomado médico da Reumatologia em Goiás, Antônio Carlos Ximenes, recebe nesta quarta-feira, 08 de março, o título de membro titular da cadeira nº 27 da Academia Goiana de Medicina. A solenidade será realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), às 20 horas.

Para o reumatologista, ocupar esta cadeira e pertencer a Academia Goiana de Medicina é “grande” e “importante”. “Pertencerei a uma Academia idealizada por Platão no ano 383 a.c. e ocuparei a cadeira fundada pelo Dr. Samyr Helou, um dos pioneiros da medicina”, pontuou. Segundo Ximenes, participar de atividades científicas e culturais de medicina em um fluxo constante e ao lado de 40 acadêmicos de destaque ético e científico em Goiás, será uma forma de colaborar com autoridades constituídas em benefício da saúde.

História
Para ocupar tal posicionamento na Academia, que tem ao total 40 cadeiras de honraria, o médico precisa ter a idoneidade reconhecida, no mínimo 50 anos de idade e 25 anos de graduação médica. Além disso, necessita ter no mínimo dez anos de residência em Goiás e desempenho em atividades científicas e culturais relevantes. A cadeira de número 27, que será ocupada por Ximenes, teve como como fundador o médico Samyr Helou, um dos primeiros membros da Academia e como patrono Wassily Chuc, dois nomes de história da medicina goiana.

Currículo
Antônio Carlos Ximenes formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1972. Também na UFRJ, entre 1973 e 74, cursou residência médica em Reumatologia. Ainda em 1974, foi aprovado em concurso para médico da Universidade Federal de Goiás (UFG). Formado em Medicina Interna na UFG e doutor em Reumatologia pela Universidade de São Paulo, é preceptor de Clínica Médica na área de Internato na Faculdade de Medicina da UFG e ocupa o cargo de diretor clínico do Hospital Alberto Rassi – HGG.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700