Goiânia, 21 de julho de 2017    




Notícias

(10/03/2017) Dia Mundial do Rim bate recorde de atendimentos

Primeira edição do Projeto Saúde na Praça aconteceu nesta quinta-feira, 7 de março, atendeu 682 pessoas. A iniciativa foi em parceria coma Sociedade Brasileira de Nefrologia

O Hospital Alberto Rassi - HGG, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), promoveu nesta quinta-feira, 9 de março, entre 7 e 16 horas, evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim, com o tema “Doença Renal e Obesidade”, na Praça Abrão Rassi em frente a unidade. Já é o quinto ano que a unidade promove o evento, em 2017 bateu recorde de atendimento. Ao todo, foram 682 pessoas atendidas. O evento deu início às atividades do projeto Saúde na Praça, que tem como objetivo a promoção da saúde, oferecendo serviços básicos a todos e não somente aos pacientes do hospital.

Serviços como orientação médica, análise de urina, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e teste de diabetes foram oferecidos durante toda a programação do dia. Quem se interessou em realizar estes exames foi atendido por uma equipe de profissionais da unidade, entre enfermeiros, nutricionistas, biomédicos e médicos nefrologistas. Feita a inscrição, os participantes passaram por um circuito da saúde para medir pressão arterial e glicemia, calcular o IMC e posteriormente, fizeram uma triagem. Em casos de risco, a urina foi examinada pelos médicos, que fizeram as orientações necessárias. Foram identificadas 201 alterações nos exames.

De acordo com a chefe do Serviço de Nefrologia do HGG e membro da SBN, Bruna Rassi, a importância de se falar de obesidade se deve ao fato de que este é um problema de saúde pública. “Hoje, 5% do que se gasta com saúde no Brasil tem a ver com a obesidade e as doenças relacionadas. As doenças renais estão diretamente ligadas a essas patologias, como a diabetes e a hipertensão por exemplo. O rim fica sobrecarregado. A campanha está um sucesso e muita gente nos procurou”, pontuou a médica.

Manoel Rodrigues, de 69 anos, participou do evento e considerou a iniciativa muito importante por atender principalmente, aos que não tem acesso a saúde particular. Segundo o aposentado, estava com dificuldades para conseguir uma consulta médica e fazer exames. “O posto de saúde que me atende no bairro não tem médico. Então, isso aqui é uma maravilha. Vim aqui e fiz o exame de prevenção da diabetes, de pressão, do colesterol e agora fui encaminhado”, destacou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700