Goiânia, 22 de julho de 2017    




Notícias

(15/03/2017) Vernissage da mostra comemorativa Artistas do bem reúne convidados no HGG

Mostra celebra os três anos do projeto Arte no HGG. Obras foram doadas por artistas e agora fazem parte do acervo permanente do hospital.

O Hospital Alberto Rassi - HGG promoveu nesta terça-feira, 14 de março, o vernissage da mostra comemorativa "Artistas do bem", que reúne obras doadas por artistas que participaram do projeto "Arte no HGG" em seus três anos. O evento foi realizado no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade e contou com a presença dos artistas, A abertura contou com a presença da classe artística, da diretoria da unidade e da superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, que foi representando o governador do Estado, Marconi Perillo, e o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela.

O coordenador de Ensino e Pesquisa do HGG, Marcelo Rabahi, destacou as iniciativas de humanização da unidade, que passam pela gestão, atendimento e que se transformam numa "missão de fazer o bem". "É justamente nesta missão que os artistas participam quando trazem suas obras de arte para dentro do hospital. A dimensão desta atitude, de doar cada uma dessas obras, certamente traz um prazer muito grande para quem doa, mas representa muito mais para quem vê. É essa imagem bonita que fica para todos que passam pelo Hospital Alberto Rassi", exaltou.

A artista plástica e curadora voluntária do projeto Arte no HGG, Helena Vasconcelos, ressaltou que as obras doadas compõem um patrimônio artístico que vai agregar alegria à unidade. Helena destacou ainda que o projeto teve início com a primeira exposição de Rucélia Ximenes, há três anos. "Abriu as portas para que nós outros viéssemos." A artista agradeceu o corpo clínico do hospital e os amigos artistas pela confiança que tiveram ao serem convidados para a mostra. "Espero que a gente dê prosseguimento e que, daqui um tempo, possamos fazer um outro catálogo com outros artistas. Esperamos que essas obras contribuam para a melhoria, para a alegria de quem aqui vem: pacientes, acompanhantes, enfermeiros, médicos."

A superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, agradeceu pelo trabalho que é realizado no hospital em nome do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde. "Em muitos anos de saúde pública aprendemos que não fazemos saúde sozinhos, precisamos de parceiros. E esta é uma parceria maravilhosa, que está dando resultados, provocando melhoras nos pacientes e diminuindo o tempo de interação. Estamos aqui hoje comemorando o terceiro ano deste projeto e agradecemos todos os artistas por esta parceria. Quem tem a ganhar é a população, que tem atendimento de qualidade e, sobretudo, humanizado. Esta mostra é um exemplo de humanização e assistência à população goiana”, destacou.

A coordenadora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Eliana Maria França, representou a primeira-dama e presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, e destacou o ato de solidariedade dos artistas. "Hoje, aqui, é uma comemoração dessa solidariedade, amor, carinho, dessa vontade de fazer com que o mundo possa sorrir e não apenas chorar. Que esta iniciativa seja exemplo e possa se frutificar não só pra outras unidades de saúde ou outros artistas, mas para a população como um todo, para todas as ações. Uma exposição como essa, a alegria dessas cores, o prazer de se sentir identificado com alguma obra faz uma diferença muito grande. Os artistas colaboraram para que esse espaço seja cada dia mais aconchegante", disse.

O médico Nelson Rassi afirmou que se sentiu bastante comovido, porque o hospital faz parte da história de sua família. "Esse evento é como uma homenagem ao meu tio, Alberto Rassi. Tenho certeza que ele está lá em cima, rejubilando em ver toda essa obra, essa beleza sendo compartilhada para o povo goiano, e que traz benefícios tanto para o corpo, como para a alma", exaltou.

Cassinádia Martins, que está internada no HGG para cirurgia bariátrica, gostou muito da exposição. “Achei lindo. É a primeira vez que tenho contato com arte, assim.” Divina Ferreira está no hospital para fazer uma hernioplastia e aprovou a mostra. “A gente já está acostumado a conviver com os quadros aqui sempre e nos fazem bem. Às vezes chegamos aqui meio ‘amarrotados’ e quando olhamos para a parede, vemos um quadro lindo. Nos deixa muito alegres, é muito bom”, elogiou.

Arte no HGG
O projeto “Arte no HGG” nasceu da ideia de promover a inclusão cultural de pacientes, acompanhantes e colaboradores, e também de usar a arte como terapia alternativa para usuários do SUS que fazem tratamento no hospital. Foram 25 artistas plásticos que fizeram história na humanização da saúde, deixando a sua marca. Em três anos, as galerias do Hospital Alberto Rassi – HGG receberam diversos estilos e técnicas artísticas, seja naif, moderno, colagem, hiper-realista, aquarela, entre outros.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700