Goiânia, 22 de julho de 2017    




Notícias

(16/03/2017) HGG promove palestra “Alimentação com pouco sódio” no Ambulatório

Nutricionista Virgínia Lemes foi a palestrante desta quarta-feira,15, e falou sobre a importância de uma alimentação com menos sódio

O Hospital Alberto Rassi-HGG promoveu na tarde desta quarta-feira, 15 de março, a palestra “Alimentação com pouco sódio” com a nutricionista Virgínia Lemes. O evento aconteceu no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) e, durante o encontro, os pacientes que esperavam por suas consultas puderam saber mais sobre os alimentos quem contém sódio e sobrecarregam os rins, dicas de alimentação saudável, além de tirar dúvidas relacionadas.

Para a nutricionista, o encontro é um importante momento de esclarecimentos e interação. “Eu acho muito importante este tipo de iniciativa, já que muitas vezes, o paciente tem muitas dúvidas que não cessam em uma consulta. Além disso, às vezes eles também não tem a possibilidade de consultar com um especialista da área e aqui, tem esta oportunidade”, destacou a profissional da saúde.

Como evitar o excesso de sódio

De acordo com Virgínia, os alimentos que mais possuem sódio são os industrializados, que em alguns casos, duram muito tempo nas prateleiras dos supermercados. Portanto, é necessário evita-los, assim como os temperos prontos. “Os piores para a saúde são os enlatados, que são os milhos e ervilhas industrializados. Além desses, os embutidos como a mortadela e a salsicha, por exemplo, também contém muito sódio. Eles precisam do sódio para manter a durabilidade. É sempre melhor optar pelos temperos caseiros, do que utilizar os prontos”, explica.

Cuidadosa com a alimentação, Dorceli Moreira já segue uma dieta restritiva e questionou sobre a diferença entre o sal do Himalaia (sal rosa) e o sal comum. “O rosa é melhor? ”, indagou. Em resposta, Virgínia explicou que, apesar do alto custo do alimento, ele é mais saudável somente em partes. “O sal do Himalaia (rosa) tem menos sódio, porém também tem menos nutrientes que o sal marinho ”, explicou a nutricionista.

A aposentada Francisca Maria Conceição disse que após ingerir uma salada temperada com um condimento pronto e industrializado, teve uma crise alérgica e precisou de atendimento médico. “Para que esse tipo de alimento não prejudique meu rim, posso substituir pelo que? ”, questionou. Segundo a nutricionista, o melhor é substituir pelos alimentos clássicos usados como tempero, como o alho e a cebola, por exemplo. “Deixam o alimento gostoso e não fazem mal”, pontuou Virgínia. A nutricionista também destacou que a ingestão de dois litros de água por dia é fundamental e que qualquer alimento em excesso pode ser nocivo à saúde.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700