Goiânia, 16 de agosto de 2017    




Notícias

(21/03/2017) HGG promove oficina de primeiros socorros a pacientes com paradas cardiorrespiratórias

Equipe de enfermagem acompanhou módulo teórico e prático nesta terça-feira, 21 de março. Treinamento continua na quarta-feira,22, e sexta-feira, 24, no auditório do HGG

O Hospital Alberto Rassi-HGG promoveu nesta terça-feira, 21 de março, o treinamento ‘A Sistematização do Atendimento de Enfermagem em PCR’, ministrado pelo enfermeiro especialista em urgência e emergência, Ronaldo Dorneles de Sousa no Auditório da unidade. O objetivo da oficina, que também acontece na quarta-feira, 22de março, a partir das 10 horas, é capacitar a equipe de enfermagem a prestar os primeiros socorros devidos em casos de pacientes com paradas cardiorrespiratórias.

“A sistematização é a gente fazer o atendimento do paciente com parada cardiorrespiratória, que é o termo PCR, usando um método. Aqui no HGG, temos os protocolos a serem seguidos para a realização deste tipo de atendimento. Usamos o código azul, que tem todos os fundamentos básicos e o passo a passo do que fazer quando o paciente tem uma parada cardíaca”, explicou Ronaldo.

Segundo o enfermeiro, dentro da metodologia adotada pelo Hospital, existem funções designadas a cada membro da equipe de enfermagem para que o problema seja resolvido da melhor forma possível. “A parada cardiorrespiratória, na maioria das vezes, acontece na presença do enfermeiro ou do técnico de enfermagem, que são os profissionais que prestam atendimento direto ao paciente. Diante de uma parada cardiorrespiratória, não podemos esperar a chegada do médico”, ressalta.

Oficina prática

No módulo seguinte, a equipe de enfermagem foi conduzida à Clínica Médica do HGG para uma simulação dos primeiros socorros ao paciente com parada cardiorrespiratória. Na ocasião, os enfermeiros simularam massagem cardíaca, aprenderam mais sobre os cuidados com o desfibrilador (aparelho de choque usado para reanimação) e sanaram dúvidas acerca do assunto.

O treinamento continua nesta quarta-feira, 22 de março, a partir das 10 horas. Quem perdeu o primeiro ou o segundo dia de oficina poderá acompanhar todo o conteúdo teórico e prático na íntegra, na sexta-feira, 24 de março, às 09h30 no Auditório da unidade.

Serviço

O quê: Treinamento ‘Sistematização do Atendimento de Enfermagem em PCR’
Quando: Quarta-feira (22 de março), às 10 horas / Sexta-feira (24 de março), às 09h30
Onde: Auditório do HGG


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700