Goiânia, 18 de dezembro de 2017    




Notícias

(24/03/2017) Médicas ministram palestra sobre tuberculose no AMA

Evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial de Combate à doença. Pacientes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas nesta quarta-feira, 22 de março.

As médicas residentes em pneumologia do Hospital Alberto Rassi - HGG Natália Carelli e Marília Camelo ministraram a palestra "O que é tuberculose?" no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade, nesta quarta-feira, 22 de março. O evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado nesta quinta-feira, 23.

Natália e Marília explicaram que o Sistema Único de Saúde (SUS) possui o melhor e maior programa de tratamento para a doença e de forma gratuita. As médicas alertaram ainda que não se deve ter preconceito com os portadores da tuberculose. "É preciso apoiar a pessoa doente porque o tratamento é longo, não pode ser interrompido, e pode oferecer algum efeito colateral", explicou Marília.

As residentes explicaram que a tuberculose é transmitida pelo ar, por um tipo específico de bactéria, e falaram também sobre os sintomas da doença. "Se você tiver tosse constante com catarro amarelo por mais de três semanas, febre e prostração é bom fazer um exame para ter o diagnóstico certeiro e já iniciar o tratamento, se for o caso", ressaltou Natália.

Vildete Barbosa acompanhou a palestra enquanto esperava por sua consulta e aproveitou para tirar dúvida. "Minha filha tem uma tosse recorrente e esse sintoma começou depois que ela teve contato com um gato. Já aprendi com as médicas que o animal não transmite tuberculose, mas vou levar minha filha ao médico para vermos o que está acontecendo", disse. Vildete afirmou ainda que já assistiu outras palestras no AMA, mas que, para ela, esta foi a mais importante. "Foi muito interessante e importante para mim, pois tirei minha dúvida e obtive informações que eu não tinha sobre a doença", destacou.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700