Goiânia, 23 de outubro de 2017    




Notícias

(05/04/2017) Saúde amplia atendimento na rede própria estadual

Crianças que precisam de atendimento nas especialidades de urologia, otorrinolaringologia e cirurgia plástica passarão a ser atendidos no Hospital Alberto Rassi – HGG, com o apoio técnico do Hospital Materno Infantil (HMI)

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, assinará Termo de Cooperação Técnica, nesta quinta-feira, 06 de abril, às 8h30, no Auditório do HGG, juntamente ao Idtech – Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano e Instituto de Gestão e Humanização (IGH) para realização de cirurgias, no HGG, de crianças menores de 14 anos atendidas pelo Hospital Materno Infantil (HMI). O objetivo é favorecer o atendimento de pacientes que antes não eram contemplados pelo HMI, tendo em vista limitações relativas ao perfil da unidade.

“A partir de agora, as duas unidades assumirão as cirurgias eletivas, de acordo com as idades, nas especialidades de urologia, otorrinolaringologia e cirurgia plástica, exclusivamente pediátricas. Isso permitirá que se desafogue uma fila de espera de cirurgias eletivas”, explica o secretário Leonardo Vilela. Já os pacientes maiores de 12 anos do Centro de Reabilitação de Fissuras Lábio-Palatinas (Cerfis), do HMI, terão assegurados a continuidade dos procedimentos na especialidade bucomaxilofacial e cirurgia plástica realizados no Hospital Alberto Rassi.

De acordo com o diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, as principais cirurgias realizadas por meio dessa parceria serão a criptorquidia (testículo escondido), circuncisão, retirada das amígdalas, retirada de adenoide, lesões nasais e labiopalatinas. Segundo os registros do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HMI, 141 procedimentos aguardam para serem realizados nessas áreas. Nas especialidades de urologia e otorrinolaringologia pediátrica, cerca de 30 crianças são atendidas no ambulatório do HMI e também poderão ser beneficiadas com a parceria. Já no Cerfis, aproximadamente 250 pacientes, acima de 12 anos, fazem acompanhamento nas áreas de cirurgia plástica e bucomaxilofacial.

Para a diretora técnica do HMI, Sara Gardênia, a união de duas fortes unidades de saúde, referências em Goiás nas áreas de Pediatria e Cirurgia Geral, mostra a boa intenção em garantir uma assistência integral e de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse projeto só foi possível devido à boa comunicação e sinergia entre o HMI e o HGG. Portanto, vemos essa estratégia de maneira promissora e acreditamos que só vem a agregar positivamente”, salienta.

O diretor técnico do HGG reforça sobre a união estabelecida. “Este tipo de ação demonstra o somatório de forças já existentes em beneficio ao usuário do SUS. Com dois corpos clínicos atuando de forma complementar, iremos atender pacientes com a melhor estrutura hospitalar disponível, de acordo com a sua faixa etária.”

Assistência integral
A partir de estudos de capacidade e perfil de atendimento de suas unidades, a SES também está adequando os contratos celebrados com as organizações sociais gestoras, visando complementar a assistência aos pacientes ou ainda, melhor adequar essa assistência a cada perfil hospitalar. Um dos exemplos é o HGG, que receberá novos serviços este ano. "A tendência é otimizar toda a estrutura e capacidade da rede própria estadual para melhor assistir os nossos pacientes" finaliza o secretário Leonardo Vilela.

Confira os novos serviços de saúde que serão implantados no HGG:
1-Ambulatório de Transexualidade - Implantação de serviços hospitalares e ambulatoriais
2-Serviço de Ginecologia e Mastologia – transferência do Hospital Materno Infantil/MNSL
3-Serviço de Transplantes Renais (já em funcionamento)
4-Serviço de Atenção aos pacientes portadores de hérnias abdominais complexas
5-Ambulatório para portadores de Doenças Raras
6-Ambulatório para Reabilitação Cardíaca



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700