Goiânia, 21 de outubro de 2017    




Notícias

(11/04/2017) Inclusão digital: Idtech acolhe novas turmas do curso gratuito de Informática Básica

Alunos do CIT iniciaram os estudos nesta segunda-feira, 10 de abril. O curso é uma ação de responsabilidade social do Instituto

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), por meio do Centro de Inclusão Digital do Trabalhador, acolheu, nesta segunda-feira, 10 de abril, duas novas turmas do curso de Informática Básica. A iniciativa é uma ação de responsabilidade social da organização, que tem como objetivo a inclusão digital.

Lázaro Pereira, instrutor de informática das turmas, já está há 3 anos na função e fez uma observação a respeito dos alunos em geral. Segundo ele, é notória a busca pela independência por parte dos idosos que procuram o curso. “Alguns alunos mais velhos dizem que nos procuraram porque ninguém tem paciência para ensiná-los a manusear computadores ou celulares em casa, outros querem se comunicar com parentes e netos que estão fora do Brasil. Hoje o mundo é conectado, então se você for ao banco, precisa de uma noção básica para ir ao caixa eletrônico”, destacou.

Exemplo do que afirmou Lázaro, é o mestre de obras Gentil de Morais. Ele tem 65 anos, mas ainda está ativo profissionalmente e sentiu necessidade de aprender mais sobre algumas ferramentas tecnológicas em suas atividades cotidianas. “Eu também ministro cursos, além de trabalhar na construção. Antes, nós tínhamos pessoas que digitavam tudo que era necessário para trabalharmos, mas isso mudou. Agora, somos obrigados a digitar todos os documentos que precisamos e temos que ter nossos próprios notebooks”, pontuou.

Mercado de trabalho

De acordo com Lázaro, ao contrário do público idoso, a juventude busca qualificação para entrar no mercado de trabalho. “Os jovens são acostumados com redes sociais, mas quando se apresentam em determinados empregos percebem que precisam de domínio de ferramentas como o Excel e o Word. Então, nos procuram para se qualificarem e terem a certificação”, garante.

A estudante Maria Julia Furtado, de 17 anos, quer estudar Tecnologia da Informação na faculdade e se inscreveu para participar do curso de informática, porque busca exatamente a qualificação mencionada pelo instrutor. “Quero ter mais conhecimento na área. Nos tempos de hoje precisamos de muita informação”, afirmou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700