Goiânia, 19 de novembro de 2017    




Notícias

(11/04/2017) Evento leva vídeo game para portadores de Parkinson

Em alusão ao Dia Mundial do Parkinson, Hospital Alberto Rassi promove nesta quarta-feira, dia 12 de abril, atividades especiais para pacientes e cuidadores, das 12 às 16 horas

A doença de Parkinson afeta principalmente os movimentos do corpo, levando a tremores, lentidão e rigidez. Este ano, o Hospital Alberto Rassi – HGG, em mais uma edição do evento alusivo ao Dia Mundial do Parkinson, vai oferecer uma atividade diferente para os participantes: a gameterapia. A ação acontece nesta quarta-feira, dia 12 de abril, das 12 às 15h30, e contará ainda com palestras de médicos, fonoaudiólogos e psicólogos, além de uma oficina de pintura em tecido.

De acordo com a chefe da Seção de Fisioterapia do HGG, Joana Angélica França Barbosa Carvalho, serão montados dois equipamentos com sensores de movimentos. “O vídeo game vai auxiliar para ganhos de coordenação motora, equilíbrio e movimento, trabalhando de uma forma lúdica e prazerosa aos pacientes”, explica. Os jogos vão proporcionar aos participantes a emoção de partidas de basquete, corrida e danças.

A programação do evento iniciará com uma palestra sobre o que é Parkinson, com o neurologista William Luciano de Carvalho, especialista na doença. A equipe de fonoaudiologia fará uma abordagem sobre a disfagia, que é a dificuldade de engolir os alimentos. Este é um problema muito comum e uma das suas principais causas de morte entre os portadores da doença. Os psicólogos do HGG também farão uma abordagem sobre como enfrentar as limitações do Parkinson.

Para encerrar a atividade, a artista plástica e voluntária do Projeto Arte no HGG, Helena Vasconcelos, vai ensinar a pintar em panos de prato. “Queremos despertar o interesse pela arte, pois a pintura e outras atividades artísticas podem contribuir com a qualidade de vida dos pacientes, pois a doença infelizmente ainda não tem cura”, explica.

Programação
12h – Palestra “O que é Parkinson”, com o neurologista Willian Luciano de Carvalho
12h40 – Palestra “Paciente e cuidadores: Enfrentando as limitações da doença”, com a equipe de psicologia
13h20 – Palestra “Cuidados com a Disfagia”, com a equipe de fonoaudiologia
14h – Gameterapia com a equipe de fisioterapia
14h40 – Oficina de arte com a artista plástica Helena Vasconcelos

Serviço:
O QUÊ: Dia do Parkinson no HGG
QUANDO: 12/04/2017 (quarta-feira)
HORÁRIO: 12 às 16 horas
ONDE: Hospital Alberto Rassi - HGG


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700