Goiânia, 23 de abril de 2017    




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(17/04/2017) Núcleo de Segurança do Paciente promove treinamento sobre novo sistema de notificações do hospital

Sistema serve para notificar qualquer evento atípico e que prejudique os pacientes. Mais de 250 colaboradores participaram da capacitação, que aconteceu entre os dias 28 de março e 7 de abril

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), ligado ao setor de Gerenciamento de Riscos do Hospital Alberto Rassi-HGG, realizou entre os dias 28 de março e 07 de abril, a blitz “Segurança do paciente - Como notificar um evento?” em todos os setores da unidade. O objetivo foi capacitar os colaboradores a registrarem ocorrências adversas no novo Sistema de Notificações.

O NSP é responsável por garantir segurança e qualidade no atendimento ao cliente da unidade. Para desempenhar esta função, o Núcleo utiliza o sistema para que os colaboradores possam registrar eventos atípicos que atrapalham a rotina do hospital, ou quaisquer problemas e incidentes relacionados aos pacientes. “O Núcleo recebe todas as notificações do hospital, de quaisquer problemas e não conformidades que existem na unidade. Recebemos até mesmo as que não sejam relacionadas diretamente ao paciente, mas que o prejudicam de alguma forma”, explicou Sumaya Gomes, coordenadora do núcleo.

De acordo com o auxiliar administrativo do HGG João Gabriel Borges, que ficou responsável pela logística do evento, os alunos tiveram o conhecimento sobre o sistema testado previamente à explicação para que o aprendizado pudesse ser medido. “Nós entregamos uma ficha com perguntas a respeito do Sistema de Notificações para que eles pudessem responder. Depois da explicação introdutória da Sumaya, eles preencheram uma nova ficha e pudemos observar a evolução”, explicou.

Para a técnica de enfermagem da Clínica Cirúrgica Elisângela Gomes, o treinamento para manusear o novo sistema é importante para que a dinâmica de trabalho seja mais organizada e para proteger os colaboradores de situações adversas. “Precisei notificar a respeito de uma situação com um paciente que estava nervoso e o sistema me ajudou a resolver o problema”, descreveu.

Assim como a Elisângela, a médica e plantonista da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGG Heloise Medeiros, também participou do treinamento. Para ela, o sistema melhora a qualidade do serviço do hospital como um todo. “A gente consegue exigir de todos os departamentos uma maior interação, fazendo com que o hospital funcione melhor”, destacou.

Balanço
Participaram da capacitação, durante os 10 dias de evento, 264 colaboradores do hospital entre equipes de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, auxiliares administrativos, entre outros. Segundo Sumaya, o feedback foi extremamente positivo, uma vez que a quantidade de notificações registradas pelos colaboradores foi aumentada em poucos dias. “Eles estão mais engajados em ajustar as falhas do processo de trabalho do seu setor através do sistema”, afirma.


Fonte: IDTECH






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