Goiânia, 28 de abril de 2017    




Notícias

(17/04/2017) Dia da Voz tem orientações e exercícios vocais nos postos do Idtech

Atividade foi realizada pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), nesta terça-feira, 11 de abril, com fonoaudiólogas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)

Colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) participaram, nesta terça-feira, 11 de abril, de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado no próximo domingo, dia 16. As ações de iniciativa da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), com apoio do Núcleo de Voz da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), foram realizadas em todos os postos de trabalho.

A professora de fonoaudiologia da PUC-GO Lucy Jane Dantas explicou aos agentes de atendimento da Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta que os músculos da garganta, assim como qualquer outro, devem ser aquecidos e alongados antes de serem submetidos a esforços. "Assim como em um exercício físico, é necessário fazer o aquecimento e desaquecimento da voz todos os dias para evitar a fadiga e minimizar o desconforto vocal, principalmente os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho", disse.

Lucy ainda ensinou exercícios e deu dicas de cuidados com a voz. "Usar sempre roupas confortáveis, que não apertem a região da garganta, evitar alimentos que possam causar refluxo, fazer exercícios de aquecimento e tomar água constantemente são atitudes essenciais. Caso haja sintomas de dores ou rouquidão persistente, é importante procurar um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo para investigar mais a fundo as causas do problema", destacou.

Colaborador do Teleconsulta, Alexandre Yury aprovou as atividades e disse que vai tentar colocar as dicas em prática. "Achei muito interessante. Não conhecia os exercícios e agora vou tentar fazê-los todos os dias. A dica da maçã foi realmente muito importante", disse. Giovanna Moreira também trabalha no call center de agendamento de consultas e disse que vai seguir as orientações. "Meu irmão faz alguns desses exercícios em casa e agora vou me policiar para fazer sempre também. Melhor prevenir, né?", brincou.

Consuelo Goulart Rodrigues é atendente do Complexo Regulador e também ficou satisfeita com a ação. Ela afirma que já conhecia algumas das instruções repassadas pela fonoaudióloga Virgília Reis, do Cerest, por ter trabalhado no call center de uma empresa de telefonia. "Outras dicas eu até anotei na agenda para não esquecer mais. Foi realmente muito produtivo e importante aprendermos a lidar com a nossa voz de maneira correta", destacou.

Além das palestras e exercícios vocais, todos os colaboradores receberam uma maçã e folders informativos. A fruta é considerada uma espécie de escova de dente natural, pois ajuda na limpeza bucal e sua ação adstringente favorece a sensação de frescor. Outro fator importante é que a mastigação da fruta estimula a produção de saliva, o que mantêm hidratada a região da garganta, evitando a sensação de boca seca que tanto atrapalha ao falar.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700