Goiânia, 17 de dezembro de 2017    




Notícias

(06/04/2017) Termo de Cooperação assinado entre HGG e HMI vai beneficiar crianças acima de 4 anos

Com a parceria, cirurgias de otorrinolaringologia, urologia, plásticas e bucomaxilofaciais serão realizadas no HGG com apoio do HMI. Solenidade ocorreu nesta quinta-feira, dia 06

Foi assinado pelo secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, na manhã desta quinta-feira, 06 de abril, o Termo de Cooperação Técnica que oficializa parceria entre HGG e Hospital Materno Infantil (HMI). A partir de agora, as duas unidades assumirão as cirurgias eletivas, de acordo com as idades, nas especialidades de urologia, otorrinolaringologia e cirurgia plástica, exclusivamente pediátricas. O objetivo é favorecer o atendimento de pacientes que antes não eram contemplados pelo HMI, tendo em vista limitações relativas ao perfil da unidade, aproveitando a estrutura e tecnologia de ponta do HGG.

De acordo com o diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, crianças a partir de 4 anos serão operadas no Hospital Alberto Rassi-HGG, enquanto as com idade inferior continuarão no HMI. “Mas as equipes vão se interpenetrar, ou seja, se precisar se deslocar de um hospital para o outro o farão”, destacou. Em relação as cirurgias bucomaxilofaciais, somente as crianças acima de 12 anos serão encaminhadas para o HGG.

Para o secretário de Saúde, a assinatura deste termo cooperativo é uma “nova Era” no conceito de saúde pública, já que as unidades poderão trabalhar em conjunto e passarão a ser complementares em prol da sociedade. “E este é nosso objetivo. Essa parceria vem reforçar todo o trabalho de cirurgia pediátrica que é feito no HMI. Hoje temos uma fila de espera que vamos reduzir em poucos meses com o trabalho em conjunto. O HGG é um hospital bem equipado, moderno e com uma equipe de altíssimo nível e isso com certeza contribuirá para aumentar o número de cirurgia da rede estadual e dar mais agilidade”, enfatizou.

Leonardo Vilela ressaltou ainda a importância do HGG ter o certificado 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA) - título que lhe confere o nível de qualidade- e como isso influencia no atendimento e prestação de serviço à população. “Temos uma ótima estrutura de centro cirúrgico, de UTI, uma equipe de profissionais extremamente dedicada que precisamos aproveitar”, pontuou.

A diretora geral do Hospital Materno Infantil, Rita Leal, reforçou o posicionamento do secretário de Saúde e destacou que este termo cooperativo é demonstração da importância de um trabalho “sinérgico entre as unidades, porque o foco é atender o paciente”. Segundo ela, a parceria é resultado de um planejamento estratégico de excelência. “Estamos muito felizes com a assinatura deste termo e acho que a pediatria vai ganhar muito com o serviço. Essa complementaridade entre os hospitais, através de uma comunicação direta, vai fazer com que evitemos uma demanda reprimida”, ressaltou.

Agilidade

Um dos primeiros contemplados pela parceria HGG-HMI, João Carlos Martins de 4 anos, fez uma cirurgia na uretra. Para a mãe e empresária, Flaviane de Oliveira, é importante que o serviço cirúrgico seja dividido com o HGG, já que a demanda é alta. “Lá no Materno não tem urologista, aqui têm mais especialidades médicas e mais estrutura. A organização do HGG em geral é muito boa”, pontuou.

A lavradora, que mora no município de Matrinchã, Ivany Maria Ferreira, acompanhava a neta de 9 anos, Analisa Ferreira, que retirou as amígdalas e adenoide com o otorrinolaringologista. Segundo ela, a parceria agilizou a realização da cirurgia de Analisa. “Ela ficou seis meses aguardando a cirurgia e eu fiquei preocupada. Desde que chegamos aqui fomos muito bem cuidadas”, disse.

Pedro Alexandre Fernandes, de 5 anos, também passou por um procedimento cirúrgico nesta semana. Sua mãe, Janildes Fernandes, contou que ele precisou fazer uma reparação na genitália por ter nascido com uma má formação e que ficou muito satisfeita quando entraram em contato para marcar o procedimento. “Nós já estávamos aguardando há um tempo, então fiquei muito feliz quando saiu a cirurgia para cá. O HGG abrindo esta porta facilita muito para muitas crianças que precisam”, salientou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700