Goiânia, 25 de abril de 2017    




Notícias

(25/06/2007) Teleconsulta atrai atenção de secretários de saúde no congresso do Conasems

A apresentação da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta na mostra de experiência bem sucedidas do 23º Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) despertou grande interesse entre secretários e técnicos de Saúde de vários municípios. O material produzido pelo Teleconsulta, destacou-se entre os 21 vídeos apresentados durante o Congresso, realizado entre 27 e 30 de junho, em Joinville (SC). Serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia projetado e gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Teleconsulta retirou mais de meio milhão de pessoas das filas para marcação de consultas básicas em dez meses de funcionamento.
A apresentação do vídeo do Teleconsulta aconteceu no dia 28. O serviço foi divulgado, também, durante as plenárias do congresso, por meio da distribuição de folders. A coordenadora técnica da central, Maria Aparecida Sardinha, que esteve no evento representando o Idtech, avalia que a participação foi importantíssima e proveitosa. Não só por ter mostrado a experiência de Goiânia, como também por ter possibilitado a troca de experiências com secretarias de saúde de outros municípios. “São cidades com trabalhos muito interessantes, que vão nos ajudar a aperfeiçoar o nosso serviço”, comenta Cida Sardinha.
Especialmente produzido para o congresso, o vídeo sobre o Teleconsulta tem duração de cerca de dez minutos. O material traz entrevistas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre como era difícil agendar consultas, mostra as facilidades que a central trouxe e detalha o funcionamento do serviço. Além de Maria Aparecida Sardinha, viajaram para Joinville o assessor de Tecnologia da Informação do Idtech, Vitor Santana Neto, e a diretora do Departamento de Rede Básica da SMS, Maria Cláudia Honorato.
Além do Teleconsulta, a SMS apresentou mais duas experiências positivas no congresso do Conasems. Os trabalhos, mostrados em forma de posters, são: Saúde da Mulher – Comemoração do Dia Internacional da Mulher no Flamboyant Shopping Center e Comitê de Redução da Mortalidade Feminina: Estruturação, funcionamento e resultados obtidos nas investigações de 2004 a 2005.


Atendimento humanizado


O Teleconsulta foi inaugurado pelo prefeito Íris Rezende em agosto de 2006, viabilizando o agendamento de consultas eletivas básicas de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria por telefone, gratuitamente. O serviço foi escolhido como experiência bem sucedida porque, além de proporcionar conforto e comodidade, assegura o atendimento humanizado aos usuários.
Um sistema informatizado especialmente desenvolvido pela equipe do Idtech faz a triagem dos pacientes de acordo com a idade, o sexo e os sintomas e agenda as consultas de forma a garantir o cumprimento dos Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente. Idosos, crianças e gestantes têm preferência e são atendidos em 24 ou 48 horas. Os demais têm as consultas agendadas em até 7 dias.
Importante instrumento de gestão, a Central assegura um controle rigoroso da produção das 39 unidades de saúde a ela interligadas. As agendas de todos os médicos da rede são preenchidas digitalmente e atualizadas praticamente em tempo real, permitindo o melhor aproveitamento das consultas. Elas podem, por exemplo, ser desmarcadas e relançadas na agenda quando o paciente avisa, em tempo hábil, que não poderá comparecer. Antes, com o preenchimento manual, essa medida era impraticável.
Com 60 linhas telefônicas e 92 atendentes que se dividem em dois turnos, a Central funciona todos os dias – inclusive feriados – das 7 às 19 horas. O serviço atende pelo telefone 0800 646 1560 e, pelos resultados que vem obtendo, já despertou a atenção do Ministério da Saúde e de prefeituras de grandes cidades, como o Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700