Goiânia, 30 de abril de 2017    




Notícias

(22/06/2007) Teleconsulta é selecionado para mostra nacional

A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta (serviço prestado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano - Idtech), foi selecionada para a mostra de experiências bem sucedidas do Sistema Único de Saúde (SUS) do 23º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). O evento será realizado desta quarta-feira, dia 27 de junho, até sábado, 30, em Joinville (SC).
O Teleconsulta foi inaugurado pelo prefeito Íris Rezende em agosto de 2006 e, em dez meses de funcionamento, agendou mais de meio milhão de consultas, retirando das filas igual número de usuários do sistema. As pessoas que utilizaram o serviço reservaram vagas para atendimentos eletivos de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria por telefone, gratuitamente, por meio de telefone fixo convencional ou orelhão.
A Central de Atendimento ao Cidadão foi escolhida como experiência bem sucedida porque, além de proporcionar conforto e comodidade, assegura o atendimento humanizado aos usuários. Um sistema informatizado especialmente desenvolvido pela equipe do Idtech faz a triagem dos pacientes de acordo com a idade, o sexo e os sintomas e agenda as consultas de forma a garantir o cumprimento dos Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente. Idosos, crianças e gestantes têm preferência e são atendidos em 24 ou 48 horas. Os demais têm as consultas agendadas em até 7 dias.
Importante instrumento de gestão, a Central assegura um controle rigoroso da produção das 39 unidades de saúde a ela interligadas. As agendas de todos os médicos da rede são preenchidas digitalmente e atualizadas praticamente em tempo real, permitindo o melhor aproveitamento das consultas. Elas podem, por exemplo, ser desmarcadas e relançadas na agenda quando o paciente avisa, em tempo hábil, que não poderá comparecer. Antes, com o preenchimento manual, essa medida era impraticável.
Com 60 linhas telefônicas e 92 atendentes que se dividem em dois turnos, a Central funciona todos os dias – inclusive feriados – das 7 às 19 horas. O serviço atende pelo telefone 0800 646 1560 e, pelos resultados que vem obtendo, já despertou a atenção do Ministério da Saúde e de prefeituras de grandes cidades, como o Rio de Janeiro.
O Teleconsulta será apresentado aos participantes do Congresso por meio de um vídeo institucional de cerca de dez minutos especialmente produzido para o evento. O vídeo mostra entrevistas de usuários do SUS sobre como era difícil agendar consultas e as facilidades que a central trouxe. O material também detalha o funcionamento do serviço e suas principais vantagens.



O Congresso reunirá duas mil pessoas

O 23º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde do Conasems será realizado simultaneamente ao 4º Congresso Brasileiro de Saúde Cultura de Paz e Não-Violência e reunirá secretários municipais e gestores de serviços de Saúde de todo o Brasil. No encontro eles avaliarão a política nacional de Saúde e traçarão diretrizes para acompanhamento e implementação de suas ações. Com apoio do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Joinville, o encontro discutirá o tema Pacto pela Saúde no Brasil: Avanços e Desafios.
Cerca de 2 mil pessoas são esperadas para as oficinas, debates e discussões que ocuparão o Centreventos Cau Hansen da “cidade das flores”, como Joinville é conhecida. A grade de eventos tem início às 08h30 desta quarta-feira, dia 27 de junho, com as exposições Brasil: aqui tem SUS e Saúde, Cultura de Paz e Não Violência.
As oficinas pré-congresso (que terão como temas os assuntos Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Gestão Participativa, Integralidade da Atenção Saúde, Assistência Farmacêutica, Municipalização e Descentralização, Economia da Saúde: financiamento e alocação de recursos e Saúde e Cultura de Paz) e o I Fórum de Gestores Locais de Saúde do Mercosul dão continuidade ao dia, que culminará com a cerimônia oficial de abertura do evento, no Espaço Arena.
O segundo dia está reservado para uma apresentação do presidente do Conasems, Helvécio Magalhães Junior, sobre o tema Pacto pela Saúde: a visão do gestor municipal. Em seguida, serão debatidos os temas Pacto pela Vida e o Processo de Produção do Cuidado na Saúde e Pacto em Defesa do SUS. À noite haverá o lançamento das Revistas do Conasems, em parceria com o Cebes.
As mesas de trabalho sobre o Pacto pela Saúde e os instrumentos para qualificar a gestão e da Saúde e Cultura de Paz estão programadas para ocupar a maior parte do dia 29 de junho, a partir das 9 horas. Às 18h, ocorrerá o Ato Pela Paz e a entrega das Medalhas Dom Helder Câmara, seguidos de apresentação cultural. Participará do evento a atriz e ativista político-social, Lucélia Santos.
O último dia do Congresso terá início com as exposições Brasil: aqui tem SUS e Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. As mostras serão seguidas pelas reuniões regionais de gestores. O Café com Idéias Pacto pela Saúde no Brasil: avanços e desafios antecederá o almoço, no qual pôsteres e vídeos relacionados à gestão e temas de Saúde, cultura de paz e não violência, serão apresentados. Às 13h, acontecerá a plenária para eleger a Diretoria para o biênio 2007/2009, escolher o local para o Congresso de 2009 e aprovar a Carta de Joinville.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700