Goiânia, 22 de novembro de 2017    




Notícias

(30/08/2007) Saúde Pública estará em pauta na VII Conferência até sábado

Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde com o apoio da SMS e do Idtech, conferência traçará diretrizes de Goiânia nos próximos dois anos

Em um processo que começou no dia 25 de julho, com as etapas locais realizadas pelos nove Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Saúde e pelas entidades ligadas a oito profissões da Saúde, será realizada no Jóquei Clube, a partir de hoje, 30 de agosto, até sábado, 1º de setembro, a etapa final da VII Conferência Municipal de Saúde. A conferência, que tem como tema Saúde e qualidade de vida: política de Estado e desenvolvimento, universalidade, integralidade e eqüidade, está sendo promovida pelo Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Idtech (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano).
“É hora de a população sugerir mudanças, opinar sobre o que espera dos gestores das esferas municipal, estadual e federal”, observa a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Albertina de Souza Bernardes. A participação é aberta à comunidade, que tem direito a voz. São esperados em torno de 300 convidados, que poderão avaliar a situação da Saúde Pública, reivindicar mudanças e dar sugestões. Os votos caberão aos 700 delegados eleitos nas etapas locais/distritais e plenárias temáticas.
Os delegados serão responsáveis por deliberar sobre as diretrizes que nortearão as ações da Prefeitura de Goiânia para o setor durante os próximos dois anos. “Durante as conferências fazemos cumprir um dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o controle social”, comenta Albertina.
Na VII Conferência Municipal de Saúde também serão discutidas propostas para a VI Conferência Estadual de Saúde, que será realizada de 3 a 5 de outubro e terá como objetivo aprovar diretrizes para a Saúde Estadual nos próximos quatro anos e propostas para a 13ª Conferência Nacional de Saúde. A conferência nacional ocorrerá de 14 a 18 de novembro, também com o propósito de delimitar as ações da União na área da Saúde até 2011.
O Conselho Nacional de Saúde estará representado na VII Conferência Municipal de Saúde pelo líder do Movimento de Reintegração da Pessoa Atingida pela Hanseníase (Morhan), o mineiro Eni Carajá Filho. Participarão da conferência como palestrantes Carmem Teixeira, doutora em Saúde Pública da Universidade Federal da Bahia; Gilson de Cássia Marques de Carvalho, especialista, mestre e doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, e Rudá Ricci, sociólogo e membro da Executiva Nacional do Fórum Brasil do Orçamento.


Programação
30 de agosto (quinta-feira)
17 horas – Credenciamento
19 horas – Composição da mesa/abertura oficial
19h10 – Hino Nacional
19h40 – Conferência magna - Saúde e qualidade de vida: política de Estado e desenvolvimento com eqüidade, universalidade e integralidade

31 de agosto (sexta-feira)
7h30 – café da manhã
8 horas – Atividade cultural
8h30 – leitura e aprovação do regimento
9h30 – mesa-redonda: exposição dos três eixos temáticos e debate
14 às 18 horas – Grupos temáticos para discussão das propostas

1º de setembro (sábado)
8 horas – momento cultural
8h30 – plenária final
14 horas – plenária final
16h30 às 17h30 – reunião por segmento para retirada de delegados para a VI Conferência Estadual de Saúde e eleição de entidades para renovação do Conselho Municipal de Saúde.
17h30 – Homologação de delegados eleitos para a VI Conferência Estadual de Saúde e entidades representativas para renovação do Conselho Municipal de Saúde.

Serviço
Assunto: Abertura VII Conferência Municipal de Saúde de Goiânia
Dia: Hoje, 30 de agosto
Horário: 19 horas
Local: Jóquei Clube de Goiás
Endereço: Avenida Anhanguera nº 3.653, Centro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700