Em um processo que começou no dia 25 de julho, com as etapas locais realizadas pelos nove Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Saúde e pelas entidades ligadas a oito profissões da Saúde, será realizada no Jóquei Clube, a partir de hoje, 30 de agosto, até sábado, 1º de setembro, a etapa final da VII Conferência Municipal de Saúde. A conferência, que tem como tema Saúde e qualidade de vida: política de Estado e desenvolvimento, universalidade, integralidade e eqüidade, está sendo promovida pelo Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Idtech (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano).
“É hora de a população sugerir mudanças, opinar sobre o que espera dos gestores das esferas municipal, estadual e federal”, observa a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Albertina de Souza Bernardes. A participação é aberta à comunidade, que tem direito a voz. São esperados em torno de 300 convidados, que poderão avaliar a situação da Saúde Pública, reivindicar mudanças e dar sugestões. Os votos caberão aos 700 delegados eleitos nas etapas locais/distritais e plenárias temáticas.
Os delegados serão responsáveis por deliberar sobre as diretrizes que nortearão as ações da Prefeitura de Goiânia para o setor durante os próximos dois anos. “Durante as conferências fazemos cumprir um dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o controle social”, comenta Albertina.
Na VII Conferência Municipal de Saúde também serão discutidas propostas para a VI Conferência Estadual de Saúde, que será realizada de 3 a 5 de outubro e terá como objetivo aprovar diretrizes para a Saúde Estadual nos próximos quatro anos e propostas para a 13ª Conferência Nacional de Saúde. A conferência nacional ocorrerá de 14 a 18 de novembro, também com o propósito de delimitar as ações da União na área da Saúde até 2011.
O Conselho Nacional de Saúde estará representado na VII Conferência Municipal de Saúde pelo líder do Movimento de Reintegração da Pessoa Atingida pela Hanseníase (Morhan), o mineiro Eni Carajá Filho. Participarão da conferência como palestrantes Carmem Teixeira, doutora em Saúde Pública da Universidade Federal da Bahia; Gilson de Cássia Marques de Carvalho, especialista, mestre e doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, e Rudá Ricci, sociólogo e membro da Executiva Nacional do Fórum Brasil do Orçamento.
Programação
30 de agosto (quinta-feira)
17 horas – Credenciamento
19 horas – Composição da mesa/abertura oficial
19h10 – Hino Nacional
19h40 – Conferência magna - Saúde e qualidade de vida: política de Estado e desenvolvimento com eqüidade, universalidade e integralidade
31 de agosto (sexta-feira)
7h30 – café da manhã
8 horas – Atividade cultural
8h30 – leitura e aprovação do regimento
9h30 – mesa-redonda: exposição dos três eixos temáticos e debate
14 às 18 horas – Grupos temáticos para discussão das propostas
1º de setembro (sábado)
8 horas – momento cultural
8h30 – plenária final
14 horas – plenária final
16h30 às 17h30 – reunião por segmento para retirada de delegados para a VI Conferência Estadual de Saúde e eleição de entidades para renovação do Conselho Municipal de Saúde.
17h30 – Homologação de delegados eleitos para a VI Conferência Estadual de Saúde e entidades representativas para renovação do Conselho Municipal de Saúde.
Serviço
Assunto: Abertura VII Conferência Municipal de Saúde de Goiânia
Dia: Hoje, 30 de agosto
Horário: 19 horas
Local: Jóquei Clube de Goiás
Endereço: Avenida Anhanguera nº 3.653, Centro.