Goiânia, 26 de junho de 2017    




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(28/09/2007) Lideranças de três bairros visitam Teleconsulta

Presidentes das entidades comunitárias disseram que o agendamento por telefone melhorou o atendimento nas unidades de saúde

Esta semana a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta recebeu as visitas de três lideranças comunitárias: Na quarta-feira, dia 26 de setembro, estiveram na central Gumercino Florencio da Cunha, da Liga dos Amigos do Parque Residencial Flamboyant, e Domingos Madeira, presidente da Associação de Moradores do Setor Sudoeste. Na sexta-feira, dia 28, o serviço foi visitado por Liones Rufino de Souza, presidente da Associação de Moradores do Jardim Marques de Abreu.
Gumercindo Florencio da Cunha e Domingos Madeira, que são de regiões atendidas pelo Teleconsulta, relataram melhoras no atendimento ao usuário das unidades de saúde após a inauguração da central. Eles confirmaram o fim das filas para agendamento de consultas eletivas (não-emergenciais) e relataram que os médicos estão tendo mais tranqüilidade para atender o paciente. “Antes, eles eram muito atribulados. Era muita pressão. Hoje está mais calmo”, comentou Domingos Madeira.
Gumercino da Cunha surpreendeu-se com os recursos oferecidos pelo sistema de agendamento. “O serviço é muito bem organizado. Só o milagre do computador para permitir que uma vaga possa ser reaproveitada. Isso é muito importante”, observou, em referência ao fato de o sistema aceitar a reinserção das consultas canceladas em tempo hábil pelo paciente. Antes, no sistema de agendamento presencial, as vagas se perdiam quando o usuário não podia comparecer, pois ninguém voltava à unidade para desmarcar a consulta. Hoje, isso pode ser feito com um telefonema e se o cancelamento ocorrer pelo menos duas horas antes, ainda é possível o reaproveitamento.
Liones Rufino de Souza é líder em uma região em que há muitos bairros com cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF) e que, portanto, não utilizam os serviços da Central de Teleconsulta. Os bairros só são incluídos no sistema de agendamento por telefone quando as equipes estão sem médicos. Mesmo assim, ele ficou satisfeito em poder conferir de perto o funcionamento do serviço. “É importante a gente ficar sabendo para passar as informações para frente, para as pessoas que precisam saberem como é.”
Domingos Madeira sugeriu que seja implantado pela Secretaria Municipal de Saúde o prontuário eletrônico, para que os dados do paciente possam ser acessados de qualquer unidade de saúde. A coordenadora-técnica do Teleconsulta, Maria Aparecida Sardinha, explicou que o projeto já está em estudo pela secretaria e que parte da infra-estrutura necessária, a rede lógica (que compreende o cabeamento e os pontos para a instalação dos computadores), já foi instalada. “Esse é um objetivo da prefeitura.”
Acompanharam Gumercino da Cunha a assistente social e escriturária da Universidade Católica de Goiás (UCG), Glória Belchior da Silva Cunha; o cantor e compositor sertanejo Márcio de Paula Nascente; Ruth Lustosa Dias e Luiz dos Santos. Domingos Madeira visitou o Teleconsulta junto com a assessora da vereadora Cidinha Siqueira, Claudinéa Marçal Barreto. Liones Rufino de Souza compareceu sozinho. Todos se dispuseram a ajudar a divulgar o Teleconsulta nos bairros onde moram e atuam, principalmente no sentido de orientar o uso correto do serviço.
A colaboração contribuirá para minimizar, por exemplo, os horários de pico. Ainda há congestionamento de linhas pela manhã, entre 7 e 10 horas. Ainda não foi incorporado pelos usuários o hábito de utilizar o período vespertino, sábados e domingos para marcar suas consultas. A Central de Teleconsulta funciona todos os dias, das 7 às 19 horas e agenda consultas básicas – de clínica médica, ginecologia e obstetrícia e pediatria. Usuários que merecem prioridade (como gestantes, idosos e crianças pequenas), têm atendimento agendado para 24 ou, no máximo, 48 horas. No caso dos demais é respeitado um prazo de até 7 dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Idtech






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