Goiânia, 21 de setembro de 2017    




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(12/02/2008) Teleconsulta retoma ritmo normal de agendamentos em janeiro

Em razão do período de férias, o Teleconsulta registrou baixa no número de agendamentos em dezembro, mas média normal voltou a ser atingida em janeiro

Depois de uma queda representativa no mês de dezembro – motivada pelo período de férias – a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, serviço mantido pela Secretaria Municipal de Saúde e gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), voltou a registrar a média mensal normal de consultas agendadas. Enquanto em dezembro foram feitos 37.121 agendamentos, em janeiro a central beneficiou 51.502 moradores das áreas de abrangência de 09 Centros de Atendimento Integral à Saúde (Cais), 04 Centros Integrados de Atendimento Médico-Sanitário (Ciams) e 26 Centros de Saúde.
Além da cobertura usual – que representa 65% da população da capital – a central garantiu, aos moradores das áreas atendidas por 10 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), o acesso às consultas básicas, de ginecologia e obstetrícia, pediatria e clínica médica pelo telefone 0800 646 1560. Essas equipes permaneceram sem médicos durante o mês e, juntas, representaram um acréscimo de aproximadamente 27 mil usuários ao quantitativo atendido pelo Teleconsulta.

Sobrecarga de ligações no início da manhã prevalece

A central continua observando sobrecarga de ligações no período das 7 às 10 horas, especialmente no início da semana. Os usuários acreditam que, ligando logo cedo, conseguem agendar suas consultas com maior facilidade. O Teleconsulta e a Secretaria Municipal de Saúde têm alertado que isso não é verdade. Tem sido reforçado que os agendamentos são feitos de acordo com a disponibilidade de vagas e com o perfil do paciente. É importante lembrar que há déficit de médicos na rede municipal – aproximadamente 70 –, o que torna as consultas insuficientes. E, além disso, quem tem maior necessidade da consulta (como gestantes) ou tem prioridade garantida por lei (como crianças, adolescentes e idosos) é atendido primeiro.
Da forma como está estruturado, o Teleconsulta tem capacidade para atender 46 ligações simultâneas. Considerando que a central funciona das 7 às 19 horas e que o tempo médio necessário para o agendamento de cada consulta é de aproximadamente 4 minutos, o serviço consegue ultrapassar a marca de 10 mil ligações ao dia, o que é mais do que suficiente para as necessidades do usuário. “Basta que seja corretamente utilizado.”
Embora os agentes de atendimento orientem quanto à necessidade de desmarcar as consultas em um prazo de até cinco horas antes, caso haja algum improviso que inviabilize o comparecimento, permanece considerável o número de usuários que faltam aos atendimentos agendados. O cancelamento pode ser feito pelo telefone 0800 646 1560, o mesmo que é destinado aos agendamentos. “Temos batido nesta tecla devido à importância da colaboração do usuário para o melhor aproveitamento das vagas de consulta.” Em comparação ao mês de dezembro é possível observar que houve um acréscimo no número de consultas canceladas de 514 para 836. O ideal, no entanto, seria que todos os usuários tivessem esse cuidado. Assim, nenhuma consulta se perderia.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech





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