Goiânia, 30 de abril de 2017    




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(03/03/2008) Nomeação de médicos concursados amplia agendamentos do Teleconsulta

Número de consultas marcadas em fevereiro, que é menor e tem quatro dias e meio de feriado, superou quantitativo registrado em janeiro

Menor do que os meses convencionais (apesar de 2008 ser ano bissexto), fevereiro surpreendeu positivamente a coordenação técnica da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que gerencia o serviço, e a Secretaria Municipal de Saúde. Neste mês foram marcadas nada menos que 54,1 mil consultas. São 2.651 a mais do que no mês de janeiro e 11.363 além do verificado em fevereiro de 2007. Merece destaque o fato de fevereiro, além de ser menor, ainda ser um mês com quatro dias e meio de feriado (por causa do carnaval e da quarta-feira de cinzas).
O bom desempenho na marcação de consultas é o resultado da nomeação de médicos aprovados no concurso realizado pela Prefeitura no ano passado. A chegada dos profissionais à rede está contribuindo para recuperar a capacidade de atendimento das unidades de saúde – que viviam situação de déficit. Com a conclusão das nomeações, que começaram a se refletir nas estatísticas no dia 11 de fevereiro (data de início da atividade dos primeiros concursados), a previsão é a de que seja atingido o quantitativo de 60 mil consultas mensais.
Paralelamente ao reforço dos médicos recém contratados, o Idtech adotou medidas para a otimização do funcionamento do contact center. No mês de janeiro foi instalado um novo feixe com 30 linhas telefônicas que não servem diretamente ao agendamento de consultas, mas funcionam como instrumento para a orientação do usuário, uma vez que persiste entre estes o hábito de ligar para a central em determinados horários (das 7 às 10 horas).
Agora, ao invés do sinal de ocupado, o usuário ouve uma mensagem instruindo-o a telefonar em outro horário. A coordenadora técnica do Teleconsulta, Maria Aparecida Sardinha, explica que a medida é necessária para otimizar o uso da central. “Temos uma sobrecarga de ligações no período matutino, especialmente às segundas-feiras, e baixo número de ligações no período vespertino e nos finais de semana.”


Quase um milhão
Com as 54,1 mil consultas agendadas em fevereiro, chega a 898,2 mil o total acumulado pela central em um ano e meio de funcionamento. Para o secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, o número comprova a efetividade do serviço no cumprimento do compromisso assumido pelo prefeito Iris Rezende, de garantir conforto e tranqüilidade para o usuário que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Hoje, ninguém mais precisa madrugar nas filas para marcar consultas básicas eletivas de pediatria, ginecologia e obstetrícia e clínica médica na capital. Basta ligar para o número 0800 646 1560 entre 7 e 19 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Fonte: Assessoria de comunicação do Idtech






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