Goiânia, 21 de julho de 2017    




Notícias

(12/03/2008) Abertas as inscrições para concurso de redação de cartas dos Correios

Estudantes matriculados nas escolas públicas e particulares podem se inscrever para o 37º Concurso Internacional de Redação de Cartas

Estudantes de 9 a 15 anos de idade, matriculados nas escolas públicas e particulares podem se inscrever para o 37º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU). O tema escolhido para 2008 é: “Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe porque o mundo precisa de mais tolerância”. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril e os vencedores da fase estadual serão conhecidos no dia 22 de abril.
No Brasil, o concurso é realizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). No Estado de Goiás, as inscrições serão feitas nas escolas, que já estão recebendo os formulários e que, depois, encaminharão as cartas para os Correios de Goiás. O estudante deverá escrever a carta em língua portuguesa, de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e deve conter no mínimo 500 e no máximo 1 mil palavras.
Serão avaliados os seguintes critérios: coerência com o tema, originalidade, criatividade, idéias expressas, vocabulário e compatibilidade da redação com a idade e série cursada pelo aluno. O concurso será realizado em três fases: estadual, nacional e internacional, sendo a última na sede da UPU, em Berna, na Suíça. A partir do dia 28 de abril, os resultados nacionais do concurso serão divulgados no site www.correios.com.br, e o resultado internacional, a partir de agosto.
Premiação: Na fase estadual, há prêmios para os estudantes e para a escola. O primeiro colocado e sua escola ganham um aparelho de DVD player com tela LCD e álbum de selos postais e certificado. Os 2º e 3º colocados e suas escolas ganham um som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM, álbum de selos postais e certificado. Na fase nacional, o aluno e sua escola ganham um notebook, troféu e certificado. O resultado será publicado na revista Correio Filatélico (Cofi), divulgando o nome do estudante e o da escola. A premiação da fase nacional será realizada em Brasília, no dia 9 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial dos Correios.
Na fase internacional, os três primeiros colocados recebem medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, álbum de selos postais e terão o nome publicado na revista da UPU. Os objetivos do concurso são: desenvolver a habilidade de composições dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizades internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Em 2005, Laura de Paula, do Colégio Estadual Jalles Machado, de Goianésia, venceu o 35º concurso internacional. Sua carta foi considerada a melhor entre todos os concorrentes do mundo.

Fonte: Secretaria Estadual de Educação






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700