Goiânia, 29 de abril de 2017    




Notícias

(20/03/2008) Prefeito diz que Saúde marcou ‘gol de placa’ com o Teleconsulta

Durante lançamento do Aprovnet, o prefeito elogiou SMS pelo pioneirismo no atendimento humanizado ao cidadão

Na manhã desta quarta-feira, dia 19 de março, na sede do Sinduscon, durante o lançamento do Aprovnet, o novo site da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplam), que permite a consulta e o protocolo de processos de Uso do Solo e a aprovação de projetos de edificação pela internet, o prefeito Iris Rezende, lembrou que o primeiro ´gol de placa´ no atendimento humanizado ao cidadão goianiense foi marcado pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, com o Teleconsulta.
O prefeito exaltou o pioneirismo do secretário em tirar o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) das filas, com o agendamento de consultas pelo telefone, gratuitamente, até mesmo de orelhão. Iris Rezende lembrou que, em um ano e meio de funcionamento do Teleconsulta, cerca de um milhão de pessoas foram atendidas.
De fato, o cidadão goianiense que precisa agendar consultas básicas eletivas (que podem ser programadas) não tem mais de ficar na fila. As consultas podem ser agendadas todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7 às 19 horas. O agendamento telefônico rompeu com a prática histórica de distribuição de senhas, que obrigava o usuário a amanhecer nas portas das unidades de saúde, muitas vezes debaixo de chuva.
O novo site da Seplan oferece duas novas ferramentas para os usuários dos serviços da Seplam: ´Uso do Solo Digital´ e ´Aprovação de Projetos´. O secretário municipal de Planejamento, Francisco Vale Júnior, diz que o ´Uso do Solo Digital´, responsável pela definição de parâmetros para a aprovação de projetos arquitetônicos e de edificações na cidade, vai desburocratizar os serviços oferecidos pela secretaria.
De acordo com ele, documentos necessários para construir ou iniciar atividades econômicas, poderão ser requisitados pela internet. Francisco Júnior ressalta que a população será contemplada pela agilidade e comodidade, após três anos de pesquisas e parcerias desenvolvidas pela Prefeitura de Goiânia.
´Desde a abertura de protocolo até a emissão da taxa final poderá ser feita pela internet. Os proprietários de terrenos não precisam mais ir até uma loja de atendimento municipal´, diz o secretário. Francisco Júnior esclarece que o ´Uso do Solo Digital´, além de definir normas urbanísticas para as diversas construções, também define o grau de incomodidade de uma determinada atividade econômica, como poluição sonora e visual, influência no trânsito local, uso de produtos químicos e outros.
Outra nova ferramenta criada pela Seplam é a Aprovação de Projetos, em que é possível protocolar, encaminhar projetos e plantas via arquivo digital, acompanhar e receber os comunicados do analista do processo para as devidas correções, tudo via internet. Segundo o assessor técnico da Seplam, Douglas Branquinho, o tempo gasto de cerca de um mês para projetos de habitação familiar, por exemplo, será reduzido para 10 dias e os proprietários terão a comodidade ao contribuinte que necessitar desse serviço. ´As mais de duas mil pessoas que procuram esse serviço por mês poderá contar com esse serviço, fruto de uma parceria com a Comdata e Fiscalização Urbana´, frisa.
Conforme o assessor técnico da Seplam, o site conta ainda com um sistema de busca dinâmico e interativo para informações sobre a legislação urbanística vigente na cidade. ´Trata-se de mais um passo da administração municipal na busca de agilidade e eficiência´, afirma Douglas. O novo site pode ser acessado pelo endereço www.goiania.go.gov.br, clicando-se no link ´AprovNet´, localizado no menu lateral esquerda.

Fonte: Assesoria de Comunicação do Idtech com informações






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700