Goiânia, 27 de abril de 2017    




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(23/05/2008) Teleconsulta comemora 1 milhão de consultas com presença do ministro

José Gomes Temporão fará visita à central às 15h30 e seguirá para solenidade no Auditório Ateneu

Muita gente já se esqueceu, mas há 20 meses, para agendar uma consulta básica na rede municipal de saúde de Goiânia era preciso ir para fila, necessariamente bem cedo, para conseguir uma senha. “Hoje, não! Basta ligar. E só tenho de ir ao centro de saúde no dia da consulta”, compara dona Narciza Gonçalves do Carmo, de 69 anos, moradora da Vila Redenção, que faz acompanhamento de hipertensão na unidade de saúde do bairro.
Para agendar suas consultas, dona Narciza utiliza o serviço da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, que, neste dia 27 de maio, terça-feira, comemorará a marca de um milhão de consultas agendadas. Desde o dia 10 de maio, além de atender usuários dos centros de saúde, Cais e Ciams, a central foi integrada ao Projeto Nascer Cidadão e está garantindo o agendamento por telefone das primeiras consultas de bebês de Goiânia nascidos nas maternidades públicas e conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e do retorno ao médico da mãe após o parto. Mãe e filho já saem da maternidade com a vaga assegurada para o acompanhamento nas unidades de saúde.
A solenidade de comemoração à marca de um milhão de consultas agendadas pelo Teleconsulta será realizada às 15h30 no Auditório Ateneu Dom Bosco, à Rua 29, esquina com Rua 01, Setor Oeste, Goiânia (GO), Setor Oeste, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do prefeito Iris Rezende e do secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi.
O ministro da Saúde vem a Goiânia especialmente para conhecer o serviço de agendamento. Recentemente, Temporão manifestou interesse em criar um sistema semelhante para o País. Em Goiânia, ele constatará que o teleagendamento não só mudou a realidade do usuário, como tem se firmado como um importante instrumento de gestão da rede municipal de Saúde.

Mudanças positivas para a rede municipal com o Teleconsulta:

AUMENTO DOS AGENDAMENTOS - O Teleconsulta tem ajudado a melhorar o aproveitamento de consultas e a organizar o atendimento. Antes de ele ser implantado, eram marcadas em torno de 35 mil consultas básicas de ginecologia e obstetrícia, pediatria e clínica médica. No mês de março, a central atingiu o recorde absoluto, com 60 mil agendamentos, quase o dobro.
USO RACIONAL DE VAGAS - Além da contratação de 48 novos médicos incorporados aos quadros da Secretaria Municipal de Saúde, a partir da nomeação de aprovados no concurso realizado no ano passado, o recorde foi possível graças ao uso racional de vagas. Com o sistema inteligente utilizado pelo Teleconsulta, consultas desmarcadas com até 5 horas de antecedência podem ser devolvidas à agenda para serem utilizadas por outros usuários e o agendamento para no máximo 07 dias de prazo evita perdas.
CONTROLE RIGOROSO DA PRODUÇÃO DAS UNIDADES - Na medida em que faz um controle rigoroso da agenda, o sistema tem possibilitado ainda um maior rendimento da rede, com produção máxima por parte das unidades de saúde. As agendas são nominais (o sistema fornece o mapa de todos os médicos em atividade) e só podem ser alteradas com 15 dias no mínimo de antecedência, o que garante um maior compromisso com o usuário.
Se for necessário cancelar uma consulta porque um médico ficou doente, por exemplo, o sistema permite que o usuário seja previamente comunicado e tenha sua consulta reagendada. Quando não é possível – o incidente ocorreu de última hora – o paciente é encaixado nas agendas dos outros médicos ou tem seu atendimento reagendado também por telefone.
USO EXCLUSIVO POR PACIENTES DE GOIÂNIA – A central só recebe ligações da área de abrangência da capital, uma vez que todo município recebe recurso para garantir a assistência básica aos seus munícipes.
GARANTIA DE AGENDAMENTO PARA O ACOMPANHAMENTO DO BEBÊ DESDE O NASCIMENTO E DA MÃE APÓS O PARTO– Com a integração ao Projeto Nascer Cidadão, o Teleconsulta garante o acesso à primeira consulta do bebê, para o início do acompanhamento do seu crescimento e desenvolvimento. Também a mãe tem vaga assegurada para o retorno ao médico após o parto. As consultas, que antes eram marcadas manualmente, com utilização de planilhas e a incerteza da efetivação, agora são agendadas ainda na maternidade, por telefone, com tranqüilidade, conforto e a garantia da vaga assegurada.

O que mudou para o paciente

Dona Narciza, a entrevistada desta reportagem, cita o conforto de poder ligar de sua casa para agendar consulta como grande diferencial do atendimento prestado pelo Teleconsulta. Mas não é só isso. O sistema tem muitas outras vantagens para o usuário:
ATENDIMENTO ADEQUADO – Dona Narciza talvez não saiba, mas, por ser idosa e hipertensa, é tratada com prioridade no atendimento. O software utilizado pelo Teleconsulta, que é genuinamente goiano – foi desenvolvido pela equipe do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), parceiro da Secretaria Municipal de Saúde no projeto, na montagem e no gerenciamento do serviço – permite que o agendamento seja feito de acordo com o perfil do usuário. Isso garante que sejam respeitados os Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente e que seja garantida prioridade às gestantes e às pessoas com sintomas considerados de risco para problemas graves.
ATENDIMENTO PERSONALIZADO – Se tem o Cartão SUS, o usuário já é cadastrado no sistema do Teleconsulta. Se não, a partir do momento em que faz a primeira ligação, é aberto um prontuário digital com todos os seus dados pessoais, como número de identidade, endereço e telefone. No Teleconsulta, o usuário não é só um número. Apesar de ter atendido um milhão de usuários, o serviço consegue identificar cada das pessoas e todos os atendimentos solicitados, o que representa qualidade.
ATENDIMENTO QUALIFICADO – A qualidade do atendimento prestado pelo Teleconsulta é determinada tanto pelo seu sistema e banco de dados, quando pela equipe que atua na central. Os agentes de atendimento são especialmente capacitados. Eles têm conhecimento sobre o SUS e noções sobre as doenças mais freqüentes na população. Além disso, seu trabalho é supervisionado por médicos e enfermeiros. Quando necessário, esses profissionais conversam com o usuário e auxiliam numa melhor triagem para o agendamento.

RESPEITO . DIGNIDADE . CIDADANIA

Por todos esses fatores, o Teleconsulta representa o representa o resgate do respeito pelo usuário do SUS, da sua dignidade e da sua cidadania. Um compromisso assumido e cumprido pela Prefeitura de Goiânia.



SERVIÇO


CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – TELECONSULTA
0800 646 1560

Horário de funcionamento: 7 às 19 horas, todos os dias da semana (inclusive sábados, domingos e feriados).

Consultas agendadas: básicas eletivas (não-emergenciais) de clínica médica,
ginecologia e obstetrícia e pediatria

Consultas emergenciais: atendimento direto na unidade com pronto-socorro

Consultas especializadas: agendadas por meio da unidade de saúde, a partir do
primeiro atendimento, pelo Teleconsulta

Fonte: Assessoria de Imprensa do Idtech/Teleconsulta






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