Goiânia, 26 de junho de 2017    




Notícias

(28/05/2008) Brasil tem síndrome do “complexo de vira-lata”, diz ministro

Ao discursar em Goiânia, ministro disse que brasileiro não costuma valorizar o que o País produz de bom

Ao discursar na solenidade de comemoração da marca de um milhão de consultas agendadas pelo Teleconsulta, nesta terça-feira, dia 27 de maio, no Auditório Ateneu Dom Bosco, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão disse que o brasileiro não costuma valorizar o que o País produz de bom. Parafraseando o dramaturgo Nélson Rodrigues, ele disse que sofremos da “Síndrome do Complexo de Vira-lata”. “O que produzimos, desenvolvemos, por mais inovador e melhor que seja nunca está bom o suficiente.”
O ministro disse a frase ao comentar sobre o fato de a Saúde ser, no setor público, o principal alvo de queixa da população e sobre os 20 anos da Constituição Federal de 1988, que instituiu o direito ao atendimento à saúde. “Por um lado a queixa é boa porque ela significa que os cidadãos têm conhecimentos dos seus direitos e isso é um avanço”, contemporizou.
Temporão citou que o Sistema Único de Saúde, que registra números astronômicos, como o de 12 milhões de internações ao ano, é referência internacional. Ele citou como exemplo, o sucesso da apresentação sobre o Programa de Saúde da Família (PSF) em conferência recente na Genebra, Suíça. “Participamos de uma mesa-redonda com vários países e eles ficaram admirados ao serem informados que o Brasil tem um programa que dá cobertura a 100 milhões de pessoas e tem 29 mil equipes. O atendimento tem problemas, a qualidade em alguns Estados é boa, em outros nem tanto, mas o atendimento é prestado.”
Sobre o Teleconsulta, Temporão assinalou que “a força do SUS vem dessa capacidade dos partícipes do sistema de construir alternativas que tornam viável um atendimento gratuito, equânime e integral, verificado em poucos lugares do mundo. Temporão ressaltou que o Teleconsulta é uma receita simples que, une tecnologia da informação e protocolos de humanização, resultando em excelência no atendimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700