Goiânia, 18 de novembro de 2017    




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(03/06/2008) Teleconsulta fecha maio com visita do ministro e 1 milhão de consultas

Neste mês, o terceiro com maior número de consultas agendadas desde a inauguração da central, o Teleconsulta atrai atenção do Ministério da Saúde

O mês de maio foi de comemorações para a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, que recebeu a visita do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, por ocasião das comemorações da marca de um milhão de consultas agendadas, atingida ainda em abril. A solenidade foi realizada no auditório do Ateneu Dom Bosco, com as presenças do prefeito Iris Rezende e do secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi. O interesse do ministro pelo serviço, que segundo ele pode ser expandido para o resto do País, e o seu reconhecimento em relação às vantagens do teleagendamento representam a coroação do trabalho desenvolvido pela central que, de 4 de agosto de 2006 a 31 de maio de 2008 agendou 1.071.137 consultas.

O ministro reassaltou a inovação do Teleconsulta, classificado por ele como um serviço que une a modernidade da tecnologia da informação aos protocolos de humanização do Ministério da Saúde, garantindo uma assistência de qualidade a um grande número de usuários. “Um milhão de consultas não é pouca coisa”, brincou no início do seu discurso, explicando porque decidiu aceitar o convite para conhecer a central. Temporão ressaltou que, a força do Sistema Único de Saúde, que este ano completa 20 anos de existência, é a capacidade dos seus partícipes de criar alternativas para viabilizar a assistência gratuita, universal e igualitária aos cidadãos brasileiros. “Antes do SUS, tínhamos duas categorias de cidadãos: os que pagavam a Previdência e tinham assistência e os que só podiam contar com a filantropia.”

O mês de maio é o terceiro mês com maior número de consultas agendadas desde a inauguração do Teleconsulta. Foram 54.790 consultas, sendo 464.903 de clínica-médica, 322.621 de pediatria e 283.613 de ginecologia e obstetrícia. O Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) que registrou o maior número de agendamentos foi o Cais Cândida de Morais, com 3.406 consultas. Entre os Centros Integrados de Atendimento Médico-Sanitário (Ciams), destacou-se o do Urias Magalhães, com 3.627 consultas. Entre os 26 Centros de Saúde, o campeão em agendamentos foi o da Vila Mauá, (1.941 consultas). O número de consultas de retorno cresceu em relação ao mês de abril, quando foram marcadas 7.048 consultas. No mês de maio, o número chegou a 7.123.

É importante lembrar que o Teleconsulta continua registrando pico de ligações no período da manhã, entre 7 e 10 horas. Com a sobrecarga, os usuários têm dificuldade para falar, o que poderia ser eliminado se a procura ocorresse em horários alternativos. “A central funciona todos os dias, das 7 às 19 horas, mas o número de ligações cai drasticamente no período vespertino e durante os finais de semana e feriados. Se pelo menos uma parte dos usuários der preferência para esses dias e horários, todos poderão ser bem atendidos, sem o inconveniente da espera por uma linha desocupada”, observa Maria Aparecida Sardinha, coordenadora-técnica da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta.

Fonte: Assessoria de Comunicação do idtech






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