Goiânia, 18 de dezembro de 2017    




Notícias

(05/06/2008) Idtech comemora o Dia do Meio Ambiente com medidas ecológicas

O instituto passa a fazer parte do rol de parceiros da Prefeitura no programa Goiânia Coleta Seletiva

Organização Social com atuação na elaboração e desenvolvimento de projetos na área ambiental, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) integra, a partir desta quinta-feira, dia 5 de junho, Dia Mudial do Meio Ambiente, o rol de parceiros da Prefeitura de Goiânia no programa Goiânia Coleta Seletiva, lançado no mês de abril. De 1,1 mil toneladas de resíduos sólidos coletados na capital, diariamente, 330 (30%) são de papel, vidro, alumínio e outros materiais, que poderiam ser reaproveitados, contribuindo para gerar trabalho e renda para catadores e evitando a poluição do meio ambiente. Mas só 20 toneladas dia são encaminhados para reciclagem. O objetivo é chegar a 100 toneladas diárias até o final deste ano.
Para ajudar a Prefeitura a atingir esta meta, o Idtech instalou em sua sede, na Rua 01, nº 60, Setor Oeste, lixeiras para separação do lixo reciclável e orgânico e promoveu mini-palestras com o administrador e gestor ambiental Henrique Torres, para a orientação no sentido de garantir a participação efetiva dos seus colaboradores na iniciativa. Um folder com todas as informações sobre o programa de coleta seletiva foi distribuído entre os trabalhadores para que eles saibam como proceder.
O presidente da Comurg, Wagner Siqueira, explica que a maior parte do lixo que vai para a reciclagem hoje em Goiânia ainda é coletado pelos cerca de 3 mil catadores existentes na cidade. Eles retiram das ruas cerca de 150 toneladas dia. A meta da Prefeitura, que já dispõe de 50 Postos de Entrega Voluntária (PEVs) e faz coleta seletiva em 9 bairros da capital, é chegar próximo de 250 mil toneladas dia em cinco anos.
“Para isso, precisamos da cooperação da população. Não adianta nos estruturamos para fazer a coleta se o cidadão não fizer a sua parte em casa e no trabalho”, comenta. “A parte que nos cabe, vamos procurar fazer”, salienta José Cláudio Romero, da Coordenação-Executiva do Idtech, que pede a cooperação de todos os colaboradores. “Do envolvimento de cada um de nós depende um futuro melhor para nossos filhos e para o planeta.”

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700