Goiânia, 20 de setembro de 2017    




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(04/08/2008) Teleconsulta comemora dois anos com recorde de agendamentos

No mês de julho foram agendadas 62.328 consultas, o maior número desde a inauguração. Equipe foi recebida com decoração especial e chocolates.

A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta comemora nesta segunda-feira, dia 4 de agosto, dois anos de funcionamento. A data está sendo lembrada com uma boa notícia para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O número de consultas marcadas, que vem mantendo um crescimento contínuo, desde a inauguração da central, foi recorde no mês de julho: 62.328.

Com essa marca, o Teleconsulta consolida-se como ferramenta de gestão do sistema. Em pleno mês de férias e sem nenhum incremento no quadro de médicos da rede (na verdade, uma médica pediu demissão, baixando o efetivo de profissionais de 51 para 50), a central conseguiu agendar 1.450 consultas a mais do que no mês de junho e mais que o dobro das usuais 30 mil por mês, verificadas antes de sua inauguração. Agentes de atendimento, supervisores, médicos e enfermeiros da central foram recepcionados com decoração especial e distribuição de chocolates.

Como responsável pelo controle das agendas dos médicos – o Teleconsulta está conseguindo viabilizar o aproveitamento integral da capacidade de produção das 39 unidades da rede municipal de saúde que são atendidas pela central. Isso é possível por meio do uso racional e de um gerenciamento dinâmico das vagas. Graças à informatização, hoje é possível, por exemplo, reaproveitar consultas desmarcadas com até 5 horas de antecedência e, quando um médico adoece e entra de licença, é possível listar seus pacientes, reagendar as consultas e avisar as pessoas.

O uso da tecnologia, além de possibilitar maior agilidade na organização e na reformulação da agenda, viabiliza um atendimento de maior qualidade. O software, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), parceiro da Secretaria Municipal de Saúde na montagem, gerenciamento e desenvolvimento do Teleconsulta, garante a marcação da consulta de acordo com o perfil do paciente, respeitando os Estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso e garantindo prioridade à gestante e a pessoa que apresenta sintomas de risco.

O recorde de consultas marcadas no mês de julho não é a única marca a ser comemorada pelo Teleconsulta e pelos usuários do SUS nos seus dois primeiros anos de funcionamento. Neste dia 4 de agosto, a central deve encerrar o expediente, às 19 horas, com 1,2 milhão de consultas marcadas. Os agendamentos praticamente equivalem ao número de habitantes da cidade.

É como se, nesses dois anos, todos os moradores da capital tivessem agendado suas consultas por telefone, gratuitamente, do conforto de suas casas, sem enfrentar filas. No entanto, 35% da população não podem ser computados nesta conta porque têm cobertura do Programa de Saúde da Família. Da mesma forma, precisam ser excluídos os usuários de planos de saúde privados. Por meio do seu desempenho, o Teleconsulta demonstra por que foi classificado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, como modelo para o País.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech/Teleconsulta





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