Goiânia, 23 de junho de 2017    




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(19/09/2008) Integração do Nascer Cidadão e Teleconsulta rende mil agendamentos

Com agendamento por telefone, projeto assegura maior rapidez na primeira consulta de mãe e bebê após o parto

O Projeto Nascer Cidadão e a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta atingiram neste mês de setembro, a marca de mil recém-nascidos com consultas agendadas desde o dia 10 de maio, data em que o Projeto foi integrado ao serviço de agendamento por telefone. Com a interligação, os recém-nascidos e suas mães passaram a ter assegurada, com maior agilidade, a primeira consulta médica pós-parto. Essa consulta é a porta de entrada para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

As seis técnicas de enfermagem especialmente treinadas que compõem a equipe do Projeto Nascer Cidadão percorrem diariamente as maternidades públicas e conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Elas cadastram os partos e visitam as mães internadas, orientando-as sobre aleitamento materno e os cuidados com os bebês. Ao final das visitas, por telefone celular, utilizando uma linha exclusiva, agendam a primeira consulta com pediatra e ginecologista no Teleconsulta. O novo sistema de agendamento tem possibilitado que a mãe e o bebê passem pela primeira consulta após a alta hospitalar em até dez dias.

Até a integração com o Teleconsulta, as visitadoras faziam o agendamento manual. No sistema antigo, as consultas chegavam a ser marcadas para até 25 dias depois, devido à dificuldade de verificar de forma ágil a disponibilidade de vagas e de fazer com que a informação sobre o agendamento, chegasse à unidade. Mesmo assim, ocorria com freqüência de a informação repassada pela Divisão de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente só chegar à unidade após a data agendada. A mãe comparecia, mas não tinha a sua consulta realizada. Era preciso fazer novo agendamento.

Com a mudança, que viabilizou o agendamento mais ágil e seguro, aumentaram as chances de mãe e filho comparecerem a unidade de saúde e realizarem as consultas periódicas recomendadas nos primeiros dois anos de vida da criança.

Primeira fotografia

A integração do Projeto Nascer Cidadão e da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta proporcionou enormes ganhos na promoção da saúde, não somente devido o agendamento da consulta. Cada visitadora tem entre suas ferramentas de trabalho, uma câmera fotográfica digital com a qual registra imagens da mãe e do recém-nascido. As fotos são enviadas pela Secretaria Municipal de Saúde para o endereço cadastrado.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar às mães carentes a oportunidade de registrar e guardar as primeiras imagens dos filhos. Investir na saúde das crianças e de suas mães não é apenas assegurar direitos humanos, mas também uma sólida decisão econômica e um dos caminhos mais seguros que um país pode tomar em direção a um futuro melhor.

O Teleconsulta

Serviço mantido pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Teleleconsulta faz o agendamento de consultas por telefone para todos os usuários do Sistema Único de Saúde na capital. Desde que foi inaugurada, em agosto de 2006, a Central já fez 1,27 milhão agendamentos e dobrou o número médio mensal consultas marcadas, de 30 mil para 64,7 mil, sem dobrar o número de médicos na rede.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech/Teleconsulta






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