Goiânia, 30 de maio de 2017    




Notícias

(20/10/2008) Mostra Cidadania desde o berço está em cartaz no Paço Municipal

Exposição vista por milhares de pessoas no Shopping Bougainville reúne fotos de bebês nascidos em maternidades públicas da capital

Vista por milhares de pessoas durante os dias 11 a 19, enquanto esteve em cartaz no Shopping Bougainville, a mostra Cidadania desde o berço, realizada em parceria pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, permanecerá desta segunda-feira, dia 20, até o dia 28 no hall do Paço Municipal.
Promovida em comemoração ao Dia das Crianças, a exposição reúne fotos de bebês nascidos nas maternidades que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Os bebês e suas mães tiveram a primeira consulta agendada por meio da integração entre o Projeto Nascer Cidadão e a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta.
Criado em 1999, o Projeto Nascer Cidadão conta com uma equipe de técnicas de enfermagem que visita as maternidades, cadastra todos os bebês de partos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e agenda a primeira consulta para a mãe e o bebê ainda no hospital, para assegurar o acompanhamento precoce do crescimento e do desenvolvimento da criança. O Teleconsulta é o serviço da Prefeitura de Goiânia para o agendamento de consultas por telefone para usuários do SUS. Com a integração entre os dois, no mês de maio, as consultas passaram a ser marcadas em tempo real, com uso de celular e uma linha exclusiva, o que reduziu o prazo do agendamento de 25 para 10 dias apenas.
A partir da integração, as crianças passaram também a ter a primeira imagem registrada pelas visitadoras do Projeto, que têm entre as suas ferramentas de trabalho, uma câmera digital. O registro das imagens tem o objetivo de promover a inclusão social destas mães, uma vez que muitas não têm máquina fotográfica e nem condições de pagar por uma foto (depois de reveladas, as fotografias são enviadas pelo correio para as famílias). Outro objetivo é estimular as mães a comparecerem as consultas. Já são mais de 1,6 mil bebês e mães atendidos e fotografados. As fotos da exposição foram selecionadas deste acervo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech/Teleconsulta






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700