Goiânia, 30 de abril de 2017    




Notícias

(18/11/2008) Idtech participa da Campanha do Registro Civil

Teleconsulta divulgará mensagem de orientação sobre direito ao registro civil gratuito

Quem ligar na Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta para marcar sua consulta até o dia 17 de dezembro ouvirá, ao ser atendido, uma mensagem de orientação sobre o direito que todo cidadão tem ao Registro Civil. A divulgação da informação pelo Teleconsulta, serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), faz parte das ações que o Idtech desenvolverá como parceiro do Tribunal de Justiça de Goiás na realização da Campanha de Mobilização pelo Registro Civil.
Aberta nesta segunda-feira, dia 17 de novembro, no cartório Antônio do Prado, em Campinas, a campanha durará um mês. A intenção é atingir a população que mais necessita de orientação: A maioria dos usuários do SUS é formada pela população carente, onde normalmente estão as pessoas que não têm certidão de nascimento. Ainda com o objetivo de colaborar na campanha, o Idtech e a Divisão da Mulher e da Criança e do Adolescente da SMS distribuirão nas maternidades públicas atendidas pelo Projeto Nascer Cidadão cartilhas de orientação sobre como proceder para ter acesso ao registro civil, assegurado por lei a quem não tem dinheiro para a despesa.
As cartilhas serão entregues a todas as mães visitadas pelas técnicas de enfermagem do Projeto Nascer Cidadão. Todos os dias elas percorrem as maternidades para cadastrar os bebês, orientar as mães e fazer o agendamento das primeiras consultas pós-parto das mães e das crianças. Desde maio, as consultas estão sendo agendadas por telefone celular, diretamente das maternidades, com utilização de uma linha exclusiva com o Teleconsulta. A integração do Projeto com a central tornou o agendamento mais ágil. Agora as consultas são marcadas para, no máximo, dez dias após a alta.
A comarca da capital e as 119 do interior estão envolvidas na campanha que é nacional e tem parceria de todos os órgãos do poder público, entidades e organizações não-governamentais. “O objetivo é realizar o maior número possível de registros civis, garantindo a cidadania às pessoas atendidas”, comenta o juiz-corregedor Wilson Safatle Faiad.
Além de participar desta ação pontual é intenção do Idtech elaborar projetos que venham garantir, de forma permanente, o acesso ao registro civil logo após o nascimento. As iniciativas precisam ser muito bem estudadas de forma a evitar fraudes na emissão dos documentos.
Estiveram presentes à solenidade de abertura da campanha, o presidente do Tribunal de Justiça, José Lenar de Melo Bandeira; o prefeito Iris Rezende, o corregedor geral de Justiça, desembargador Floriano Gomes da Silva Filho, e o juiz-corregedor Wilson Saflate Fayad, coordenador da ação em Goiás. O Idtech foi representado pela sua assessora de Projetos, Adriane Espíndola, pela sua coordenadora-técnica, Maria Aparecida Sardinha, e pelo seu coordenador administrativo e financeiro, Lúcio Dias Nascimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech/Teleconsulta






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700