Goiânia, 28 de maio de 2017    




Notícias

(05/03/2009) Secretários municipais assinam pacto pela moradia digna

Prefeito Iris e secretário municipal de Habitação, Mauro Miranda, estarão presentes à solenidade

Nesta sexta-feira, dia 6, às 10 horas, no 6° andar do Paço Municipal, secretários municipais de várias áreas assinam um termo de compromisso com o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social, da Secretaria Municipal de Habitação. Estarão presentes o prefeito Iris Rezende e o secretário municipal de Habitação, Mauro Miranda. A intenção é oficializar a adesão de todos os órgãos da Prefeitura de Goiânia à Política Municipal de Habitação.
Mais do que distribuir casas, a Prefeitura de Goiânia quer garantir a fixação dos novos moradores nos empreendimentos populares, que estão sendo construídos em parceria com governo federal, por meio do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal. Com a assinatura do termo, a Prefeitura quer mostrar que o esforço neste sentido deve ser de todas as áreas. A entrega das casas será em solenidade no mês de maio, com as presenças do presidente Lula e da ministra Dilma Roussef.
“Uma moradia digna, que cumpre o seu papel social, não é só um teto. Ela extapola os limites do terreno em que está edificada e depende de inúmeros investimentos: infra-estrutura, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), praças de esporte e lazer, ações de formação profissional e geração de renda, unidades de saúde, implantação da coleta de lixo e educação ambiental e de intervenções voltadas para a segurança pública. Cada setor da Prefeitura, portanto, deve estar atento à sua parcela de responsabilidade para que a Política Municipal de Habitação cumpra efetivamente o seu papel social”, ressalta o prefeito Iris Rezende.


TRABALHO TÉCNICO SOCIAL

Durante a reunião para assinatura do termo, serão apresentadas aos secretários e gestores, as estratégias que estão sendo utilizadas pelo Programa Municipal de Habitação para garantir a permanência das famílias nas casas distribuídas, garantindo o cumprimento da função social do recurso investido. Um vídeo sobre o Programa e a estreita ligação do prefeito Iris Rezende com o setor – Iris é lembrado em todo o País pelos seus mutirões da moradia em que mil casas eram construídas em um único dia - será exibido aos secretários e gestores.
A intenção é mostrar a evolução da Política Municipal de Habitação. Na atual administração, a distribuição de casas e o assentamento de famílias não se resume a entrega dos bens. Estão acompanhados de um trabalho técnico social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que traça o perfil exato dos candidatos aos benefícios, garante uma triagem rigorosa de quem realmente precisa ser atendido e reúne subsídios para que as pessoas contempladas encontrem condições adequadas e qualidade de vida nos empreendimentos.
O trabalho técnico social está sendo realizado desde o final do ano passado, quando mais de 50 agentes de cadastramento, supervisionados por assistentes sociais, visitaram 20,5 mil famílias, entre moradores de áreas de risco, de preservação ambiental e públicas e pessoas que vivem de aluguel ou moram de favor e reivindicaram casas à administração municipal. As informações coletadas estão subsidiando a triagem das famílias e servirão no planejamento das ações para fixação dos novos moradores nas áreas.
A tabulação dos dados coletados permitirá à Prefeitura levantar, por exemplo, o número necessário de vagas em escolas, a capacidade de atendimento que deverão ter os postos de saúde e quais os cursos profissionalizantes mais adequados à população beneficiada. Mais do que um lugar para viver, a administração municipal quer proporcionar aos beneficiários da casa própria popular um lugar para estudar, trabalhar, e acima de tudo, ser feliz.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Idtech






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700