Goiânia, 22 de agosto de 2017    




Notícias

(09/03/2009) Prefeito pede compromisso do secretariado com a Habitação

Na solenidade para assinatura do termo de compromisso pela moradia digna, Iris Rezende disse que cada órgão terá de fazer sua parte

Assinado na manhã de sexta feira, dia 6 de março, no 6° andar do Paço Municipal, por titulares de vários órgãos da Prefeitura de Goiânia, o termo de compromisso pela moradia digna deverá ser traduzido em benefícios reais que proporcionarão qualidade de vida às famílias contempladas pelo Programa Municipal de Habitação de Interesse Social, da Secretaria Municipal de Habitação. O recado foi dado durante a solenidade pelo prefeito Iris Rezende, que citou nominalmente vários secretários, enumerando suas responsabilidades em relação à Política Municipal de Habitação.
Por meio do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, utilizando recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida municipal, a Prefeitura de Goiânia está concluindo a construção de 5.196 casas com o propósito de minimizar o déficit habitacional da cidade. A previsão é de que as unidades habitacionais estejam todas entregues em um ano e meio, mas a solenidade oficial de distribuição das casas será em maio, com a presença do presidente Lula e da ministra Dilma Rouseff.
Estão em fase final, 2.338 residências no Jardim do Cerrado; 1.396 no Buena Vista; 631 no Conjunto Santa Fé e 831 casas nos bairros Elano Moraes e Antônio Carlos Pires. Os imóveis, que têm 40 m2 cada, beneficiarão, pela ordem, famílias que residem em áreas de risco, áreas de posse (ambientais e públicas) e que vivem de favor ou de aluguel. “Quando essas famílias chegarem aos empreendimentos, a professora Márcia Carvalho, já deverá ter providenciado a escola, o Paulo Rassi, já deverá ter colocado um posto de saúde para funcionar”, disse o prefeito, em referência aos secretários de Educação e Saúde, alguns entre os vários que foram citados em seu discurso.
“Ao assinar este termo, vocês, secretários, assumiram com a sociedade o compromisso de viverem comigo e com o Mauro Miranda (secretário municipal de Habitação) todos os problemas dessas comunidades”, disse o prefeito. “É nosso dever fazer com que os membros dessas famílias não só recebam abrigo contra a chuva e o calor do sol. Mas que eles sejam contemplados como criaturas, em todos os sentidos.”
Primeiro a discursar, o secretário municipal de Habitação, Mauro Miranda, destacou o diferencial da Política Municipal de Habitação na administração Iris Rezende: a preocupação em não só distribuir as residências, mas fazer com que as famílias se fixem nas áreas, formando verdadeiras comunidades. No sentido de viabilizar as condições para que este objetivo seja atingido, a Prefeitura está utilizando uma nova metodologia de trabalho que começou no processo de seleção das famílias.
Em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), as 20,5 mil famílias candidatas aos benefícios foram visitadas por agentes de cadastramento social supervisionados por assistentes sociais. Os dados coletados pelos visitadores foram reunidos em um banco de dados que será utilizado no processo seletivo dos beneficiários e também no trabalho técnico social que será desenvolvido antes, durante e após a transferência das famílias para as suas novas moradias. Os beneficiários serão acompanhados por seis meses, para garantir que todas as condições necessárias à sua fixação nas novas moradias sejam viabilizadas.
Além de se destacar pela preocupação com o futuro das famílias beneficiadas, a Prefeitura de Goiânia inaugura uma nova fase da Política Municipal de Habitação: As famílias selecionadas e beneficiadas terão seus dados inseridos num cadastrado único que reunirá os cadastros de todos os órgãos que atuam na área de habitação de interesse popular. Uma vez cadastradas, as famílias não poderão mais ser beneficiadas por nenhum programa ou projeto. A intenção é evitar que os beneficiários se desfaçam dos imóveis recebidos e voltem às portas dos órgãos públicos reivindicando novas moradias.





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700