Goiânia, 26 de junho de 2017    




Notícias

(09/03/2009) Departamento de Recursos Humanos da SMS visita Teleconsulta

Objetivo da visita foi verificar, de perto, como funciona o serviço

Nesta segunda-feira, dia 9 de março, a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta recebeu a visita de João Flávio Souza Araújo, funcionário do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pedido da diretora do Departamento, Valtelina Pinchemel Cerqueira, que não pôde comparecer em razão de compromisso de última hora na Secretaria, João Flávio Araújo veio conhecer de perto o funcionamento do Teleconsulta, serviço que faz o agendamento da consultas por telefone para usuários do
Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia.
O Departamento de Recursos Humanos da SMS está interessado especialmente no trabalho realizado pelo observatório, setor responsável, entre outras atribuições, pelo controle das agendas das 39 unidades de saúde que compõem o universo coberto pelo Teleconsulta. Semanalmente ele recebe as planilhas com nomes dos médicos, horários de trabalho e unidades a que pertencem. Com base nesta planilha são as geradas as vagas diárias para o
sistema de teleagendamento (Call Med).
É o observatório quem procede, com base nas informações repassadas pelas unidades de saúde, as alterações e adequações necessárias devido a qualquer tipo de intercorrência. Ele ainda fiscaliza, a partir de uma agenda-padrão que detalha a capacidade máxima de produção das unidades de saúde (sem considerar licenças médicas, férias ou outro tipo de compromisso que justifique a ausência dos médicos de seus postos de trabalho), se estas estão disponibilizando o número adequado de vagas.
Toda quebra da agenda-padrão precisa ser justificada e o papel do observatório é verificar se essas alterações estão respeitando as determinações da Secretaria Municipal de Saúde.
Quando isso não ocorre, um relatório é gerado e encaminhado ao órgão para providências. A diretora de Recursos Humanos esteve no Teleconsulta para conhecer exatamente como o observatório funciona porque sua Diretoria é a encarregada da maioria dessas providências. A expectativa é a de que esse intercâmbio aproxime as duas instâncias e promova resultados que beneficiarão os usuários e melhorarão ainda mais a qualidade do atendimento prestado.






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700