Goiânia, 24 de outubro de 2017    




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(24/04/2009) Teleconsulta terá sua capacidade de atendimento ampliada em 26%

Contratação de 51 novos profissionais e outras melhorias foram anunciadas pelo prefeito Iris Rezende e do secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi

Perto de completar três anos de funcionamento (foi inaugurada em agosto de 2006), a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, que faz o agendamento de consultas por telefone para usuários do Sistema Único de Saúde da capital, está passando por um redimensionamento. A equipe destinada ao atendimento ao público será reforçada por 24 profissionais, 12 por turno, o que representará um aumento de 26% na capacidade de atendimento. Considerando a ligação padrão ideal, de 4 minutos, o Teleconsulta, que funciona das 7 às 19 horas, todos os dias da semana e atende uma média de 10,8 mil ligações diariamente, terá condições de atender 13,6 mil, 2,8 mil a mais.
As mudanças, que serão acompanhadas por uma série de outras melhorias, foram anunciadas na manhã desta sexta-feira, dia 24 de abril, pelo prefeito Iris Rezende e pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, durante visita ao serviço. Depois de conhecer a estrutura preparada para receber os novos profissionais (são mais 12 posições de atendimento, além das 46 já existentes) o prefeito assinalou que as mudanças consolidam o Teleconsulta como uma experiência bem sucedida. “É um serviço que deu certo”, destacou ele, em referência ao recorde de agendamentos registrado em março, quando a Central computou 70.003 consultas marcadas, mais que o dobro da média mensal anterior à sua inauguração (sem que fosse duplicado o número de médicos na rede).
Entre as medidas anunciadas pelo prefeito está a contratação de 18 agentes de atendimento extras (09 por turno), para a substituição de profissionais em férias, licença médica ou atestado e outros afastamentos temporários, como os intervalos para exercícios laborais. A partir do reforço da equipe, que deve ser contratada nas próximas semanas pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Teleconsulta não deverá ter posições de atendimento (PAs) vagas nem nos horários de lanche.
A equipe do observatório, setor do Teleconsulta responsável pelo relacionamento com as unidades de saúde (processamento da agenda e monitoramento das escalas de trabalho), também será reforçada, por 04 novos profissionais. Serão contratados ainda um gerente e um subgerente de unidade e 03 enfermeiros (01 para o turno matutino e 02 para o vespertino). Atualmente, o Teleconsulta já conta com 05 enfermeiros e 02 médicos distribuídos nos dois turnos para apoiar o atendimento ao usuário.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech






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