Goiânia, 24 de outubro de 2017    




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(02/07/2009) Teleconsulta realizou 64,6 mil agendamentos no mês de junho

O número é recorde em relação ao mesmo mês de anos anteriores. A Central já tem 1,86 milhão de consultas agendadas em menos de três anos

A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta fechou o mês de junho com 64.674 consultas agendadas. O número é recorde em relação ao mesmo mês de anos anteriores, mas ficou abaixo do número registrado no mês de maio (67.479) e é bem inferior ao recorde de agendamentos da história da central, verificado no mês de março deste ano (70.003). Desde que entrou em funcionamento, em agosto de 2006, o Teleconsulta já agendou 1.867.527 consultas, o correspondente a uma vez e meia aproximadamente a população de Goiânia.
Para o Teleconsulta, o mês de junho foi de dificuldades. Durante este mês, o serviço, que foi criado para atender moradores de áreas que não são atendidas pelo Programa de Saúde da Família (PSF) padeceu com a falta crônica de médicos nas equipes do Programa. Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes na área de abrangência de 47 equipes desguarnecidas destes profissionais marcaram consultas por meio da Central.
A medida, adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para não deixar essa população desassistida, resultou em uma demanda extra de 188 mil pessoas no Teleconsulta. É um acréscimo considerável, afinal a Central foi planejada para atender um porcentual específico da população da capital (65%). A Secretaria Municipal de Saúde está buscando a recomposição das equipes para que o fluxo de atendimento da Central seja normalizado.

Ampliação
Anunciado no mês de abril, está em fase adiantada o reforço de 51 profissionais, incluindo 12 agentes de atendimento por turno, que representará um aumento de 26% na capacidade de atendimento da Central. Os equipamentos necessários foram instalados e os profissionais, selecionados e treinados. Falta a assinatura de aditivo do contrato entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que é responsável pela gestão do serviço.

Fonte: ASCOM/IDTECH






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