Goiânia, 22 de outubro de 2017    




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(17/07/2009) Secretário adjunto da Saúde de Natal visita Teleconsulta

Técnico veio a Goiânia conhecer o serviço depois da propaganda feita pelo ministro José Gomes Temporão e disse que o sistema faz jus às referências

Em visita a Brasília para audiências no Ministério da Saúde, o secretário adjunto de Gestão e Suporte da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Sylvio Eugênio de Araújo Medeiros, resolveu acatar a sugestão do ministro José Gomes Temporão e passar por Goiânia antes de retornar à capital do Rio Grande do Norte. Ele esteve na tarde desta sexta-feira, dia 17 de julho, na Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta para conhecer o serviço que encantou Temporão durante visita a Goiânia em maio de 2008.
A intenção foi verificar a viabilidade de importação do sistema, que já registra quase 2 milhões de consultas agendadas por telefone, gratuitamente, em menos de 3 anos de existência para sua cidade de origem. Ao final da visita, Medeiros foi categórico: “O serviço me foi muito bem recomendado pelo gabinete do ministro Temporão e realmente faz jus à descrição que me foi feita.”
O secretário ressaltou a organização da Central e disse que o melhor indicador do sucesso do Teleconsulta é o seu resultado final. “Houve uma redução do prazo da consulta e a eliminação da fila, sem contar a organização proporcionada pelo sistema dentro das unidades de saúde”, observou, referindo-se à utilização do teleagendamento como ferramenta de gestão.
Além de proporcionar maior conforto e tranqüilidade ao usuário na marcação de consultas básicas – o usuário acessa o sistema por um número gratuito (0800 646 1560) de qualquer telefone convencional, inclusive do orelhão - o Teleconsulta tornou mais dinâmico, rigoroso e racional o aproveitamento das vagas de consulta da rede municipal.
O controle virtual da agenda evita perda de vagas, melhora a produção das unidades de saúde e permite o reaproveitamento de consultas não-utilizadas por desistência do usuário (desde que elas sejam canceladas com cinco horas de antecedência, pelo menos). Todas essas vantagens fizeram com que a média mensal de consultas agendadas praticamente dobrasse em menos de três anos sem que fosse duplicado o número de médicos em atuação na rede. Antes da inauguração do serviço, eram marcadas entre 30 e 35 mil consultas por mês. Em março foram agendadas 70 mil.
Medeiros foi acompanhado durante a visita pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, e por Maria Aparecida Sardinha e Lúcio Dias Nascimento, coordenadores técnico e administrativo e financeiro do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), parceiro da SMS na montagem e gerenciamento da Central. Ele fez questão de saber todos os detalhes sobre o funcionamento do sistema e disse que a Secretaria de Saúde de Natal está buscando um sistema que venha otimizar o funcionamento das mais de 90 unidades da capital. “Estou impressionado. É um serviço de excelente qualidade. Minha impressão foi a melhor.”

Fonte: ASCOM/IDTECH






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