Goiânia, 23 de junho de 2017    




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(20/10/2009) Gestores da rede municipal visitam Teleconsulta

Participantes do 8º Módulo Gestor, promovido pela SMS, conhecem a central que faz agendamento de consultas para os ambulatórios da rede básica

Nos dias 20 e 21 de outubro, terça e quarta-feiras, a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, estará recebendo os participantes do 8º Módulo Gestor. A atividade está sendo realizada na Faculdade Alpha, na Avenida Perimentral Norte, pela Secretaria Municipal de Saúde para diretores geral, técnico e administrativo de todas as unidades de saúde de Goiânia. O objetivo da visita ao Teleconsulta é demonstrar aos gestores o sistema de funcionamento da Central, considerando que a maioria iniciou na rede após a sua inauguração.
Na terça-feira, visitaram o Teleconsulta os gestores que atuam nos Distritos Sudoeste, Sul, Norte e Oeste. Na quarta é a vez dos gestores dos Distritos Noroeste, Leste, Campinas e Centro. As visitas acontecerão às 16h20. Nos dois dias, a Coordenação Técnica da Central realizará, no local onde está sendo desenvolvida a atividade, uma exposição sobre o serviço de teleagendamento e esclarecerá dúvidas dos participantes, que poderão conferir in loco as informações repassadas.
Os gestores que passaram pelo Teleconsulta na terça-feira foram só elogios ao sistema. Para Marly Ribeiro Santos Pacheco, diretora do Centro Integrado de Atendimento-Médico Sanitário (Ciams) Pedro Ludovico, o Teleconsulta “é uma maravilha”. Ela diz que os usuários comungam da sua opinião. “Eles aprovam o serviço porque não precisam mais sofrer nas filas.” Se pudesse dar uma nota ao teleagendamento, Marly diz que daria 9,5. “Porque nota dez, só Deus mesmo”, brinca.
A principal vantagem oferecida, segundo ela, é a humanização da relação profissional X paciente. “Antes, nós, trabalhadores da unidade de saúde éramos o anteparo de toda a revolta do usuário mal-atendido.”
Cândida Lopes Soares, da unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Setor Eli Forte, não conhecia o Teleconsulta. “Fiquei encantada”, exclama. “Os atendentes são muito educados e o sistema oferece um apoio que o usuário não tinha. Antes, ele ficava perdido quando a equipe estava descoberta ou o médico entrava em férias. Hoje, tem uma referência.”
Para Cândida, a organização e a humanização do atendimento proporcionadas pelo Teleconsulta tranqüilizam os gestores e tem toda a aprovação dos usuários. “Eles até reclamam quando voltam a marcar suas consultas diretamente na unidade, pois preferem o sistema.

Fonte: ASCOM/IDTECH






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