Goiânia, 20 de agosto de 2017    




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(16/11/2009) Câmara auxiliará na divulgação do Teleconsulta

Vereadores conhecem sistema de teleagendamento para auxiliar na orientação dos usuários

Em visita de componentes da mesa diretora da Câmara Municipal de Goiânia à Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta nesta segunda-feira, 16 de novembro, o presidente da Casa, Francisco Junior (PMDB) anunciou que o legislativo auxiliará na divulgação do serviço. Responsável pelo agendamento das consultas básicas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia e pediatria para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Teleconsulta gerencia e ordena a capacidade de produção das unidades, funcionando como ferramenta de gestão da rede básica de saúde.

A visita, que teve a presença dos vereadores Anselmo Pereira (PSDB), vice-presidente da Câmara; Simeyson Silveira (PSC) e Fábio Caixeta (PMN), foi a segunda de uma série, segundo Francisco Júnior. A intenção é que, em pequenos grupos, os vereadores conheçam o funcionamento do sistema para, ao estar em contato com a população, possam repassar as informações e orientar sobre o atendimento aos usuários.

“A população de Goiânia ainda possui pouco conhecimento sobre o funcionamento do sistema, e como o vereador é o agente político mais próximo da comunidade, ele pode ajudar a repassar estas informações.” Francisco Júnior anunciou que, além dessa propaganda feita diretamente pelos parlamentares, também serão veiculados pela TV Câmara e por meio do site da Casa, vídeos institucionais sobre o serviço.

José Cláudio Romero, coordenador executivo do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), parceiro da Secretaria Municipal de Saúde da capital na elaboração do projeto e estruturação e gerenciamento da Central, encara de forma positiva a ajuda. “Qualquer auxílio no sentido garantir um atendimento com uma qualidade cada vez maior para o usuário é sempre vem vindo. Nosso objetivo é a excelência dos serviços prestados”, observou.

A coordenadora técnica do Teleconsulta, Maria Aparecida Sardinha, ressalta que há muitas particularidades no atendimento que ainda estão relacionadas ao desconhecimento da população, como sobrecarga no horário entre as 8 e 10 horas e subutilização após as 16 horas. Francisco Júnior mais uma vez elogiou o desempenho do Teleconsulta e destacou que a divulgação pela Câmara dependerá apenas das providências técnicas necessárias, não havendo qualquer pendência política para a efetivação desta intenção. “O Teleconsulta é um serviço de utilidade para o usuário do SUS e estaremos prestando um serviço ao fazer essa publicidade.”


Aparecida de Goiânia

A visita dos representantes do legislativo municipal de Goiânia foi acompanhada também pelo secretário interino de Saúde de Aparecida de Goiânia, Allan Kardec da Silva, e pela superintendente da Rede Básica Hospitalar, Márcia Gasparini Canuto. Allan Kardec assumiu recentemente a pasta, em função de problemas de saúde do titular, o médico Cairo Louzada, e esteve na Central para conhecer de perto o serviço que já está sendo montado em Aparecida (quando ele assumiu o processo de estruturação já estava em curso).
O secretário disse ter ficado “encantado” com a organização e os resultados apresentados pelo Teleconsulta. Especialmente as vantagens administrativas oferecidas pelo serviço. “Um serviço que possibilita um controle tão detalhado e rigoroso sobre a capacidade das unidades de saúde proporciona economia para a Saúde, o que é tão importante quanto o conforto que proporciona ao usuário.” O Teleconsulta começa a funcionar em breve também em Aparecida de Goiânia.

Fonte: ASCOM/IDTECH e Assessoria de Comunicação da Presid





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