Goiânia, 21 de outubro de 2017    




Notícias

(07/12/2009) Tem início curso de qualificação de gestores do SUS

A coordenadora técnica do Idtech, Maria Aparecida Sardinha é uma das alunas matriculadas no curso, que durará seis meses

Teve início na sexta-feira, dia 4 de dezembro, o primeiro módulo presencial do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES) e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (NESC/UFG), no Centro Pastoral Don Fernando. A secretária da Saúde do Estado de Goiás, Irani Ribeiro de Moura, participou do acolhimento e apresentação dos alunos às 14h. A coordenadora técnica do Idtech, Maria Aparecida Sardinha é uma das alunas matriculadas.
A mesa temática sobre o papel do gestor e os desafios da gestão no SUS foi ministrada pelo secretário municipal de Saúde de São José dos Pinhais (PA), professor Armando Martinho Bardou Raggio. O professor tem amplo conhecimento do tema. Outra participante foi a assessora da reitoria da Universidade de Campinas (Unicamp) e coordenadora técnica do Programa de Estudos em Sistemas Regionais de Saúde do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp, professora doutora Carmem Lavras.
Com carga horária de 180 horas, sendo 156 horas realizadas a distância e 24 horas de forma presencial, o curso obedece a modalidade de ensino a distância (EAD). O objetivo é estabelecer novos modelos de gestão que garantam a ampliação da eficiência e qualidade dos serviços prestados pelas instituições de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) as aulas abordarão quatro linhas de estudo: Fundamentos do SUS; Gestão da Atenção à Saúde; Gestão das Vigilâncias em Saúde e Gestão da Promoção da Saúde.
Cerca de 7.500 alunos, dos quais 861 são da região Centro-Oeste, vão participar da atualização que deve durar seis meses. Para Goiás foram disponibilizadas 234 vagas, destinadas preferencialmente a secretários municipais de saúde e as inscrições foram encerradas no dia 18 de setembro.


Fonte: ASCOM/IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700