Goiânia, 21 de setembro de 2017    




Notícias

(09/03/2010) Moradores do Jardins do Cerrado agora contam com unidade de Saúde da Família

Prefeito Iris Rezende e secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi inauguraram no sábado, dia 06 de março, Unidade de Saúde da Família nos Jardins do Cerrado.

Heremita Pereira da Silva, 69 anos, mora no Residencial Jardim do Cerrado I e tem um filho especial. O rapaz toma remédios controlados desde os 17 anos, em consequência de sequelas de uma cirurgia na cabeça a que foi submetido para retirada de um tumor. Frequentemente, Heremita precisa recorrer a um centro de saúde para buscar atendimento para o filho. Na tarde de sábado, dia 6 de março, ela comemorava a inauguração pelo prefeito Iris Rezende e o secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, da unidade da Estratégia de Saúde da Família no Jardim do Cerrado IV. “Vai ficar muito mais fácil para todos nós agora, com o atendimento perto de casa.”
A unidade oferecerá atendimento médico e odontológico, além da atenção domiciliar por meio dos agentes de saúde. Em seu discurso durante a solenidade de inauguração, realizada em uma tenda montada na porta da unidade, o prefeito considerou a abertura do centro de saúde a realização de um sonho. “Por gostar do povo, de valorizar as pessoas, não poderia entregar as casas do Jardins do Cerrado deixando a comunidade sem assistência médica. Esse é o local onde a mãe de família poderá buscar auxílio quando seu filho estiver doente.”

Antes da solenidade, a gerente de Assistência Social do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Sandra Costa, entregou ao prefeito uma coleção do Jornal O Social. O informativo mostra as ações do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), desenvolvido pelo Idtech em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação (Smhab) para inclusão social das famílias beneficiadas com casa própria pela Prefeitura.

Sandra Costa explicou para o prefeito que o município além de dotar o bairro de equipamentos e serviços públicos essenciais, está trabalhando para que as famílias conquistem sua verdadeira cidadania. O PTTS promove cursos de capacitação para o trabalho; oficinas sobre direitos individuais e coletivos; palestras sobre vida em comunidade e preservação do patrimônio público e do meio ambiente e procura estimular e apoiar a organização dos moradores em associações comunitárias, para que eles possam reivindicar melhorias para seus bairros.


Como é a nova unidade de saúde

A unidade da Estratégia de Saúde da Família inaugurada no Jardim do Cerrado possui 260 m² de área construída, projeto que custou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), R$ 395 mil. Em equipamentos e mobília foram investidos R$ 200 mil. O prédio possui dois consultórios médicos, dois de enfermagem e um de saúde bucal, além de recepção, salas de vacina, reunião, teste do pezinho, de observação, cozinha, banheiros para funcionários e usuário (com adaptação para deficiente).
Duas equipes da ESF vão atuar na UABSF Jardins do Cerrado, cada uma composta por médico, enfermeira, técnico de enfermagem e agentes de saúde. Na unidade também haverá atenção à saúde bucal, trabalho coordenado por dois cirurgiões-dentistas. Os profissionais vão atender 1.527 famílias dos Jardins do Cerrado. Outra unidade, já implantada, atende 911 famílias.
A unidade conta ainda com uma sala de observação para acompanhar casos que possam exigir tratamento mais complexo, que poderão ser encaminhados para o Centro de Assistência Integrada á Saúde – Cais Bairro Goiá.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700