Goiânia, 30 de maio de 2017    




Notícias

(26/03/2010) Projeto Rondon® promove Operação Araras neste fim de semana

Sob a coordenação do Ministério Público Estadual, o Projeto Rondon®, Idtech e Prefeitura de Faina promovem neste fim de semana a Operação Araras, no povoado de mesmo nome, em Faina.

Sob a coordenação do Ministério Público, o Projeto Rondon®, a Prefeitura Municipal de Faina e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) promovem nos dias 27 e 28 de março, sábado e domingo, a Operação Araras. Universitários e uma equipe voluntária levarão ao povoado de Araras, em Faina, um amplo projeto de promoção da cidadania, com atividades nas áreas da saúde, educação, cultura e lazer. Os rondonistas, que embarcam no ônibus em direção ao município nesta sexta-feira, dia 26 de março, às 14 horas, na Praça Universitária, darão atenção especial portadores de xeroderma pigmentoso. A doença é rara que atinge 21 habitantes da região, todos de uma mesma família (2 vivem no exterior).

Fundada com o apoio e iniciativa do Projeto Rondon®, a Associação dos Portadores de Xeroderma Pigmentoso (Apoderma) será instalada oficialmente no sábado, dia 27, durante a abertura das atividades da Operação Araras. A entidade vai lutar para garantir o acesso à saúde aos portadores desta doença que têm uma sensibilidade exacerbada à radiação solar. Por conta desta particularidade genética, os portadores desenvolvem rapidamente lesões degenerativas na pele, tais como sardas, manchas e diversos cânceres da pele, em um processo acelerado de fotoenvelhecimento.

Toda a comunidade de Faina poderá participar da Operação Araras. Os moradores poderão medir a pressão arterial e nível de açúcar no sangue. Também serão proferidas palestras educativas sobre câncer de pele, de colo de útero e outras doenças. Vacinação e atendimento odontológico também estarão disponíveis à população.

Já na área de cultura e lazer, o destaque fica para o show da dupla de humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho. Rua de Lazer, torneios esportivos, ginástica comunitária e gincanas também estão programados para a diversão dos moradores de Faina.


SERVIÇO

Partida para a Operação Araras

Horário: 14 horas

Local: Praça Universitária – em frente à Biblioteca Marieta Telles

Presença de representantes do Ministério Público, Projeto Rondon® Goiás e Universidades



OPERAÇÃO ARARAS

Atendimento à população: 27 e 28 de março

Povoado de Araras/Faina

Coordenação: Ministério Público do Estado de Goiás.

Realização: Projeto Rondon Goiás, Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e Prefeitura de Faina.


Fonte: IDTECH








ARQUIVOS ASSOCIADOS:






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700