Goiânia, 23 de junho de 2017    




Notícias

(30/03/2010) Assembleia apresenta crescimento do Idtech em 2009

Realizada no dia 19 de março, a assembléia geral ordinária do Idtech resultou na aprovação das contas do Instituto referentes a 2009. Relatório mostrou crescimento da instituição

Para o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), 2009 foi um ano muito positivo. A instituição consolidou frentes de trabalho já existentes e conseguiu ainda delinear projetos que representarão um salto importante no ano de 2010: a expansão de seu trabalho para fora do município de Goiânia. Entre os principais ganhos verificados em 2009 estão a ampliação da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta e sua premiação no 2º Seminário Nacional de Humanização; a inauguração da nova sede da Central de Processamento de Dados (CPD) e a execução do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) junto a beneficiários do Programa Municipal de Habitação A Casa da Gente, ação que deverá promover a inclusão social real e efetiva de mais de 5 mil famílias.

Na sexta-feira, dia 19 de março, durante Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas realizada no San Marino Hotel, no Setor Oeste, as Coordenações Executiva, Técnica e Administrativa e Financeira do Instituto apresentaram o relatório das atividades e os dados estatísticos dos serviços prestados durante o ano. O balanço patrimonial, apresentado pela contadora Lucimeire Rocha, foi aprovado por unanimidade. O Relatório de Gestão, a exemplo do que foi feito no ano passado, será convertido em uma publicação dirigida a colaboradores, parceiros e associados. Os dados também serão publicados no site do Instituto (www.idtech.org.br).

Com mais de 50 presentes, entre associados e colaboradores, a Assembleia foi conduzida pelo gerente de contratos e licitações, Alexsandro Jorge Lima. O coordenador executivo, José Cláudio Romero, e a coordenadora técnica, Maria Aparecida Sardinha, se revezaram na apresentação do Relatório de Gestão 2009, abrindo oportunidade para a participação de gerentes, assessores e colaboradores, dependendo dos dados enfocados.

José Cláudio Romero abriu a exposição, com informações sobre o Desenvolvimento de Pessoal. Ele lembrou que 2009 foi um ano de conquistas significativas para o quadro de trabalhadores do Idtech. O Instituto concedeu, por meio de acordo coletivo assinado em agosto, a licença-adoção. O benefício, que já está sendo assegurado, inclui colaboradores em união estável homoafetiva. O mesmo acordo assegurou a prorrogação da licença-maternidade para 180 dias. “Uma das marcas do Idtech é a valorização do ser humano”, ressaltou, numa referência à enorme importância da atenção dos pais nos primeiros meses de vida para um desenvolvimento saudável da criança.

Em favor da promoção da Saúde dos seus colaboradores, José Cláudio lembrou que o Idtech extrapolou as exigências previstas na legislação. No ano passado, o Idtech custeou um programa de tratamento antitabagista para colaboradores que aceitaram participar da iniciativa. Esta e outras iniciativas, como a campanha de prevenção contra a gripe A, foram reconhecidas inclusive por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de Goiás (Sinttel). O diretor de convênios do Sindicato, Ricardo Vieira, em visita ao Teleconsulta, ainda classificou o contact center como modelo em ergonomia.

A coordenadora técnica, Maria Aparecida Sardinha, apresentou as campanhas realizadas junto aos colaboradores, como a de preservação do patrimônio, e abriu espaço para fala do assessor técnico e presidente da Comissão de Prevenção de Acidentes (Cipa), Daniel Régis. Ele destacou as atividades realizadas no ano passado e fez uma prévia do que está por vir em 2010. “Uma das providências a serem tomadas é a realização do mapeamento de riscos ocupacionais”, revelou.

O assessor de Tecnologia da Informação, Adonai Andrade, comentou sobre os investimentos feitos na área, que tiveram o importante papel de preparar o Idtech para o seu crescimento. Entre esses ele enumerou a adaptação do CallMed e a aquisição do Código Fonte de Telefonia. Adonai Andrade citou ainda a parceria de peso com a Microsoft, que conseguiu o feito inédito de reunir quatro profissionais de destaque em um único evento, o MVP Connection, realizado em setembro, em comemoração ao aniversário do Idtech.

Na área de Responsabilidade Social foram destacadas ações como a Política Ambiental de Vizinhança, que está contribuindo para reduzir o volume de lixo depositado no aterro sanitário de Goiânia por meio do incentivo à adesão dos moradores do Setor Oeste à Coleta Seletiva e as Campanhas do Papel e do Brinquedo, que juntas beneficiaram 4,2 mil crianças no final do ano.

Instituto angariou credibilidade

Em 2009, o Idtech conseguiu concretizar os planos de trabalho em Aparecida de Goiânia. Foram assinados contratos de gestão para a implantação e gerenciamento no município da Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta, Ambulatório Médico Especializado (AME) e o Serviço de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria (Pró-Reg).

José Cláudio lembrou que vários municípios e até outros Estados se interessaram pelos projetos do Idtech e anunciou ainda que, em julho, Anápolis também será beneficiada com os serviços do Instituto. “O importante nestas parcerias é que o Idtech se firma como uma instituição sem cunho partidário e seus projetos, como conquistas do cidadão. Isso significa que não estamos atrelados a esta ou aquela administração, mas aos interesses da comunidade”, declarou o coordenador executivo, lembrando da aprovação ao Teleconsulta manifestada mesmo por lideranças de oposição a atual administração de Goiânia, como o vereador Henrique Arantes. Ele e várias autoridades conheceram o Teleconsulta por meio do programa de visitas institucionais em 2009.

Assistência Social e Habitação

Presente na Assembleia, a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Habitação, Rosana Carvalho Cardoso, agradeceu o convite e elogiou o trabalho realizado pelo Idtech em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação. Ela assinalou que as ações executadas pelo Instituto junto às famílias beneficiadas com casa própria pela Prefeitura de Goiânia, como a mudança humanizada, estão se tornando referências para outros municípios e para a Caixa Econômica Federal, que supervisiona o desenvolvimento do PTTS. “É muito importante o vínculo com os novos moradores por meio de atividades de inclusão social”, disse, ressaltando a seriedade do trabalho do Instituto.


Assembléia Geral Extraordinária elege novo Conselho

A Assembléia Geral Extraordinaria foi convocada para para a eleição de membros do Conselho Fiscal e para uma série de uma série de deliberações. O primeiro ponto de pauta foram as alterações estatutárias, necessárias para atender às exigências do governo do Estado para a qualificação do Instituto como Organização Social, e do Conselho Regional de Assistência Social. Em função da natureza das finalidades e das ações que realiza, o Idtech tem necessidade de conseguir registro no referido Conselho.

Foi viabilizada ainda a mudança necessária à criação da chefia de gabinete da Coordenação Executiva, que dará maior mobilidade ao ocupante do cargo, o que será fundamental a partir de agora, considerando a expansão das frentes de trabalho para outros municípios além da capital. A Secretaria Executiva dos Conselhos de Administração e Fiscal, já criada, foi regularizada com a mudança necessária no estatuto.

Durante a assembléia foi aprovada a disponibilização de ativos para doações à Secretaria Municipal de Saúde. O coordenador executivo, José Cláudio Romero, explicou que a aprovação era uma mera formalidade, pois a legislação das Organizações Sociais exige que os bens móveis de natureza permanente adquiridos para a execução dos contratos sejam doados ao órgão contratantes no final da vigência dos mesmos. Ficou deliberado ainda que, por se tratarem de exigência legal e contratual, a partir de agora essas doações não serão mais submetidas à apreciação da assembléia geral. Elas serão feitas durante a vigência do contrato.

Por último foi aprovada a disponibilização de materiais para entidades sem fins lucrativos. Flip charts adquiridos com recursos próprios do Idtech em 2008 para a execução de projeto de capacitação de professores no Município de Nova Veneza, que eram mais necessários, foram doados à Creche Espírita Lar Francisca de Lima, da Sociedade Espírita João e Nunes Maia, e Colégio Estadual do Criméia Leste. Cada uma das entidades receberá três flip charts.

A eleição para o preenchimento do Conselho Fiscal foi realizada e culminou na substituição de dois membros, que renunciaram. A nova composição ficou assim constituída: Drewet Pires Silva (presidente), Alessandro Leonardo Álvares Magalhães (vice-presidente), Vivian Borim Borges (primeira conselheira), Rosana Carvalho Cardoso (segunda conselheira) e Cátia Shibuya (terceira conselheira).


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700