Goiânia, 24 de junho de 2017    




Notícias

(06/04/2010) Teleconsulta agenda o maior número mensal de consultas de sua história

Central de Atendimento ao Cidadão marcou mais de 72 mil consultas no mês de março, o que representa recorde desde a sua inauguração

Março é tradicionalmente um mês de maior procura por consultas médicas na rede pública de Goiânia, mas, em 2010, a demanda superou com folga a verificada mensalmente nos últimos três anos. A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, que é responsável pelo agendamento de consultas básicas não-emergenciais para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital, marcou 72.553 consultas, mais de 12 mil a mais do que a média mensal dos últimos 12 meses.

O número de consultas agendadas neste mês de março também foi o maior desde a inauguração da Central, em agosto de 2006. Superou o recorde anterior, que era de 70.003, batido em março de 2009. “Esse resultado alia uma maior procura do usuário à maior oferta de vagas de consulta pela rede municipal de Saúde, entre outros fatores, porque março é um mês em que poucos profissionais tiram férias”, observa Maria Aparecida Sardinha, coordenadora técnica do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), parceiro da Secretaria Municipal de Saúde para a elaboração do projeto, a estruturação e o gerenciamento do Teleconsulta.

Das mais de 72 mil agendas neste mês de março, 6 mil foram marcadas para o Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) Cândida de Morais. O Cais de Campinas, que ganhou nova estrutura, ficou com 3.478 dos agendamentos. Entre os quatro Centros Integrados de Atendimento Médico-Sanitário (Ciams), o campeão em número de consultas marcadas foi o Jardim América (4.324). Entre os Centros de Saúde, o maior número de consultas marcadas foi no Centro de Saúde Vila Boa (2.375). O Projeto Nascer Cidadão, que faz o agendamento da primeira consulta pós-parto de mães e bebês atendidos em maternidades públicas e conveniadas da capital, agendou 263 consultas, sendo 134 para parturientes e 129 para recém-nascidos.

Além de ser um mês de recorde para o Teleconsulta, março trouxe mais uma demonstração de reconhecimento do trabalho realizado pela Central. O serviço foi selecionado para participar da Mostra de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Ethos. O evento vai apresentar em São Paulo 38 ideias inovadoras em prol da sociedade, do meio ambiente e da economia sustentáveis de todo o Brasil.

O Teleconsulta será o único projeto de Goiás na Mostra, que teve 192 inscritos. Considerada uma tecnologia de inclusão social, foi avaliada por um comitê curador da mostra, constituído por onze entidades, tais como Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS); Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), International Finance Corporate (IFC) e Rede de Tecnologia Social (RTS).



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700