Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(06/04/2010) Prefeitura de Aparecida apresenta projetos de novas unidades e serviços de saúde amanhã, dia 7

No Dia Mundial da Saúde o município conhecerá o Teleconsulta, que contribuirá para acabar com as filas para consultas médicas, e o Ambulatório Médico Especializado (AME), além da nova estrutura da Central de Regulação, o Pró-Reg

Aparecida de Goiânia terá razões para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado na próxima quarta-feira, 7 de abril. Nesta data, a Prefeitura Municipal vai apresentar os projetos das novas unidades e serviços de saúde que proporcionarão maior qualidade à assistência prestada aos aparecidenses. O lançamento será às 9h30, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso (Aparecida é Show), com a presença do prefeito Maguito Vilela.

Entre os novos serviços está a Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta, que vai contribuir para eliminar as filas para agendamento de consultas básicas com clínicos gerais, ginecologistas e obstetras e pediatras. Recentemente, veículos de comunicação apontaram o grave problema da espera de pacientes para o atendimento médico, formando filas que até dobram o quarteirão. Em breve os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aparecida poderão agendar suas consultas gratuitamente pelo telefone 0800 646 1590.

O serviço, que tornou-se referência em qualidade para o País ao ser implantado em Goiânia, foi projetado, estruturado e será gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), a exemplo do que ocorre na capital. Como atestado de eficiência dos serviços que presta, o Teleconsulta chega a Aparecida com ótimos resultados obtidos em Goiânia. Desde 2006, agendou mais de 2,3 milhões de consultas, proporcionando conforto e tranquilidade aos usuários do SUS.

O sistema também é uma ferramenta de gestão, que possibilita maior controle da produção na rede municipal de saúde. Após a implantação do Teleconsulta, a média mensal de consultas marcadas mais que dobrou enquanto o aumento no efetivo de médicos da rede foi de menos de 14%. No ano passado, não houve aumento de médicos, mas ainda assim houve aumento no número de consultas. Foram 35 mil a mais. O desempenho se deve ao aproveitamento máximo das vagas disponíveis, com o gerenciamento adequado e racional da agenda.

Merece destaque o lançamento do Ambulatório Médico Especializado (AME), por ser um projeto pioneiro em Goiás. A nova unidade de saúde concentrará todos os atendimentos de especialidades médicas de Aparecida de Goiânia. Neurologia, proctologia, otorrinolaringologia, cardiologia, ortopedia, endocrinologia, pneumologia, urologia e angiologia são algumas das 20 especialidades médicas que farão o atendimento aos usuários do SUS, após o encaminhamento feito a partir da consulta básica agendada por meio do Teleconsulta.

No Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de Aparecida anuncia também a reestruturação da Central de Regulação e Saúde, que agora passa a se chamar Pró-Reg. A unidade é encarregada de administrar e regular a oferta de serviços de saúde do Sistema Municipal de Aparecida de Goiânia, especialmente as internações hospitalares, consultas especializadas, procedimentos eletivos, exames de baixa, média e alta complexidade. A partir da reestruturação, que inclui a transferência para novas instalações, o sistema permitirá com maior eficiência, qualidade e humanização no atendimento, otimizar os recursos disponíveis para a assistência ao usuário, a partir dos princípios do SUS: universalidade, equidade, hierarquização e territorialização. Os serviços de média e alta complexidade, apoio diagnóstico e terapêutico, leitos hospitalares, tratamento fora do município, apoio e informação ao usuário serão totalmente regulados.

Esses serviços, assim como o Teleconsulta, foram projetados e estão sendo implantados e gerenciados pelo Idtech, por meio de um contrato de gestão. O modelo de contratação é semelhante ao adotado na implantação do Teleconsulta de Goiânia e pelo Governo de São Paulo, para gerenciamento de unidades de saúde de sua rede, onde tem proporcionado excelentes resultados como a ampliação e a melhoria da qualidade da assistência. Instituição sem fins lucrativos de direito privado, o Idtech foi fundado em 2005 sob forma de associação civil qualificada como organização social.



Serviço:

Comemoração do Dia Mundial da Saúde e apresentação de novas unidades e serviços de saúde de Aparecida de Goiânia

Data: 7 de abril de 2010

Horário: 9:30 horas

Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso (Aparecida é Show), com a presença do prefeito Maguito Vilela



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700