Goiânia, 22 de agosto de 2017    




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(07/05/2010) Teleconsulta deve chegar aos 2,5 milhões de consultas agendadas neste sábado

A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, que faz agendamento de consultas para usuários do SUS de Goiânia, atingirá a marca de 2,5 milhões de atendimentos. A marca será comemorada com os agentes de atendimento

Em menos de quatro anos de funcionamento, a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, serviço gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) que faz o agendamento de consultas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia, está prestes a atingir a marca de 2,5 milhões de agendamentos. O número representa duas vezes a população da capital, lembrando que nem todos fazem as consultas na rede pública (uma parcela significativa possui plano de saúde).

Considerando a contagem das consultas agendadas diariamente, a expectativa é a de que o número seja atingido no sábado, dia 08 de maio, pela manhã. Para comemorar a marca, que representa a maior acessibilidade aos serviços de saúde pública com atendimento humanizado e sem filas, a Central estará em festa. A comemoração tem como foco principal os agentes de atendimento. São eles que lidam diariamente com o usuário e, com o seu trabalho, mais contribuem para os bons resultados obtidos pelo Teleconsulta.

Como forma de recompensar os agentes, o Idtech vai presentear aquele que agendar a consulta de número 2,5 milhões. No momento em que o agente agendar a consulta 2,5 milhões, ele receberá um aviso na tela do computador. Além disso, a televisão fará a contagem regressiva para o resultado histórico. O sortudo vai ganhar um jantar com direito a acompanhante. Todos os colaboradores que atuam na Central foram convidados a comparecer ao trabalho no sábado e quem aceitar o convite (mesmo que já esteja escalado), receberá uma gratificação especial em dinheiro, como forma de motivação.

“Sem os agentes de atendimento, não chegaríamos a esse resultado. Portanto, temos de parabenizar a todos pela qualidade do atendimento e eficiência do nosso serviço”, observa a coordenadora técnica do Idtech, Maria Aparecida Sardinha. Em seus quase quatro anos (o serviço foi inaugurado em agosto de 2006), o Teleconsulta conseguiu duplicar a média mensal de consultas marcadas com um aumento de menos de 13% de médicos no período. No ano passado foram marcadas 30 mil consultas a mais do que em 2008 sem que houvesse incremento algum no quadro desses profissionais na rede.

No mês de março, a Central bateu todos os seus recordes de agendamento. Foram 72.553 consultas marcadas. Em abril, o número baixou um pouco, mas superou o desempenho conseguido para este mês em todos os três anos anteriores: foram 67.149 consultas. Como em março, o resultado é o reflexo de uma maior oferta de vagas aliada à maior procura por parte dos usuários (veja os números em anexo).

O fato de o Teleconsulta facilitar o acesso do usuário às consultas médicas com conforto e dignidade; de assegurar o agendamento de acordo com o perfil do usuário, cumprindo a legislação e as normas que determinam prioridade e atendimento preferencial (proteção à gestante e Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente); de viabilizar um melhor aproveitamento das vagas disponíveis; e de garantir um controle rigoroso da produção das unidades de saúde e do trabalho médico tornaram o serviço referência em qualidade do atendimento para o País.

Esse reconhecimento foi externado de várias formas. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tornou-se o maior garoto-propaganda do Teleconsulta, desde a visita que fez a Goiânia para conhecê-lo, em 2008. Já recomendou o serviço para várias prefeituras, como a de Natal, Rio Grande do Norte, que mandou representantes a capital para verificar seu funcionamento.

Nestes quase quatro anos, o Teleconsulta vem acumulando prêmios. Foi selecionado em 2009 como experiência bem sucedida do SUS para o 2º Seminário Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde; também em 2009, ficou entre os 40 semifinalistas do Prêmio ODM - Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, do Ministério da Saúde em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); e de 11 a 14 de maio participará em São Paulo como único projeto do Estado de Goiás na Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010, promovida pelo Instituto Ethos.

A mostra ocorrerá simultaneamente à Conferência Internacional Ethos 2010, no Hotel Transamérica em São Paulo. Em um universo de 192 inscritos, o Teleconsulta ficou entre os 38 selecionados de todo o País. O evento já se tornou referência no País em ideias inovadoras em prol da sociedade, do meio ambiente e da economia sustentáveis. Reunirá metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos e processos que contribuem para a construção de uma sociedade sustentável.



Fonte: IDTECH





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